O palco do ‘Altas Horas’ deste sábado, dia 25, comandado por Serginho Groisman, é tomado pela riqueza sonora dos anos 1990 em uma edição especial dedicada à diversidade musical que marcou a década. Reunindo artistas de diferentes gêneros, o programa reflete o período e recorda alguns hits.
Chico César, dono de uma carreira que começou a brilhar em 1995, destaca a pluralidade da década e interpreta a marcante “Mama África”. Fernanda Abreu, por sua vez, adiciona à perspectiva de Chico ao recordar o contexto da época. “Acho que a gente saiu da Ditadura [..] com um pessoal já fazendo um som na garagem [...], abraçando um ar de liberdade. Acho que no começo dos anos 1990, já começamos a incluir mais o Brasil nas músicas, tinha uma pop rolando [...], mas sempre com muita liberdade”, diz.
Cleiton e Camargo, que começaram sua jornada nos barzinhos de Goiânia em 1993, relembram o impacto do sertanejo romântico e emocionam ao cantar "Quando Um Grande Amor Se Faz", sucesso que marcou gerações. E, por falar em sertanejo, outro representante presente é Ralf, que recorda a longa trajetória da dupla com seu irmão, Chrystian: “Fizemos dupla por 38 anos [...], peguei a fase mais atualizada do sertanejo [...]. Sempre fui muito fã de Pantera, Megadeth, Motorhead, e o que fiz foi juntar o lance todo [...], e para não descaracterizar o sertanejo, tem a sanfona mais presente”, conta.
Já o pagode da década é simbolizado pelo Grupo Raça. No palco, Serginho conversa com os integrantes Marley e Totonho, e eles relembram a trajetória que correu no paralelo de outros grandes nomes do pagode e samba, como Zeca Pagodinho, Leci Brandão, Mestre Marçal, Paulinho da Viola. O axé também tem lugar garantido com a presença de Márcia Freire, que fala da explosão do grupo Cheiro de Amor, e mostra um dos hits, "Vai Sacudir, Vai Abalar"; e Carlinhos P.O. Box, que relembrou sua trajetória com o hit inesquecível "Papo de Jacaré".
Renato Teixeira traz o lado mais rural e contemplativo da música brasileira. Com sua autenticidade, fala das raízes de sua juventude no interior de São Paulo e emociona com "Seguindo em Frente", um clássico atemporal. Para as crianças – e adultos nostálgicos – Palavra Cantada revive o encantamento de seu primeiro álbum, lançado em 1994, e apresenta "Sopa", um dos maiores sucessos da dupla.
No rap, Xis conta sobre os desafios enfrentados pelo hip-hop nos anos 1980 e 1990 e como a cultura cresceu e se fortaleceu, e canta "Us Mano e As Mina".
O ‘Altas Horas’ tem apresentação de Serginho Groisman, direção geral de Serginho Groisman e Adriano Ricco, e vai ao ar aos sábados depois de ‘Mania de Você'.
** Não recuso convites para shows, festivais, peças de teatro e exposições, pois, além de hobbies, me inspiram no trabalho. Com mais de 15 anos de experiência na comunicação, me descreveria como "competente, divertida e criativa".