Humor, fofoca e recorte regional salvam 'Mar do Sertão' na reta final

A novela das seis, que chega ao fim nesta sexta-feira (17), é morna em alguns aspectos, mas se sobressai em outros; confira!

Novela ficou morna

Ao ser lançada, "Mar do Sertão" empolgou os telespectadores. A trama voltada para o triângulo amoroso de Candoca (Isadora Cruz), Zé Paulino (Sérgio Guizé) e Tertulinho (Renato Góes) começou interessante, mas, ao passar do tempo, o foco da trama saiu do trio e se estendeu para problemas dos moradores da fictícia cidade de "Canta Pedra", onde se passa a novela, o que deixou a história monótona.

Reprodução/Montagem/Globo 28.07.2022

Mas tem salvação...

No entanto, algumas características da novela ainda conseguem prender o telespectador e animar o público na reta final.

Globo/Estevam Avellar

Humor de personagens

Algo que se sobressai na produção é o humor. Personagens como Timbó (Enrique Diaz), Sabá Bodó (Welder Rodrigues) e Xaviera (Giovana Cordeiro) são engraçados, atrapalhados e têm carisma. Deste modo, eles ganharam o carinho do público.

Repentistas

Os repentistas, os paraibanos Juzé e Lukete, que usam da arte do repente para contar quais serão as "cenas dos próximos capítulos" também fizeram sucesso. Com graça e humor, eles conseguem prender a atenção do público nos minutos finais do capítulo, atiçando a curiosidade.

Fofoca

Uma característica forte dos personagens da novela é a fofoca, ela que a rege a cidade de Canta Pedra. A trama, inclusive, tem uma "fofoqueira profissional", a aspirante a blogueira, Cira (Suzy Lopes). Com as informações que a personagem espalha por aí e que caem na boca do povo, a trama ganha mais movimentos, humor e até tensão. Cira ajuda a desenrolar as tramas de alguns personagens, que são um pouco parados, como Maruan (Pedro Lamin).

Recorte regional

A novela se passa em uma cidade fictícia, Canta Pedra. A única informação que o telespectador tem é que o local fica no sertão do Nordeste. Deste modo, a trama traz uma mistura dos costumes de cada estado nordestino que agrada o público. Além das paisagens características da região, que foram gravadas em Pernambuco e Alagoas, a novela conta a vida do sertanejo, fala da fé, traz as comidas, sotaques e gírias que remetem ao Nordeste.

Saiba mais no nosso grupo do Telegram!

Reprodução