Do racismo ao machismo: 5 polêmicas de Silvio Santos no império SBT

Empresa fundada por Silvio Santos acumula uma trajetória de controvérsias do apresentador ao longo dos mais de 40 anos de existência; relembre casos polêmicos!

Doença terminal

Em 2003, Silvio Santos gerou um escândalo ao anunciar que enfrentava uma doença terminal e teria poucos anos de vida. A declaração à revista "Contigo" teve grandes proporções, já que o apresentador de então 72 anos afirmou na época que venderia o SBT a emissora Televisa e a confusão tomou conta não só do público, como do meio empresarial. Em meio à situação, o fundador da empresa precisou desmentir a declaração e julgou a fala como uma "brincadeira" saiu do controle.

Reprodução/SBT - 09.12.2022

Racismo

Silvio já foi acusado de racismo em mais de uma ocasião, mas um caso de 2014 teve ampla repercussão durante o Teleton daquele ano. Julia Olliver, da novela infantil "Chiquititas", afirmou ao apresentador que sonhava em ser atriz quando ele questionou: "Mas com esse cabelo?”, se referindo aos fios crespos da atriz mirim. A situação gerou não só desconforto da criança, como revolta do público.

Reprodução/SBT - 09.12.2022

Machismo

Comportamentos machistas também marcaram a trajetória do apresentador na emissora. O fundador do SBT já foi criticado por criticar a aparência de celebridades como Fernanda Lima e Claudia Leitte, além de já ter aberto o vestido da apresentadora Lívia Andrade. No último episódio, foi chamado de "misógino" por portais de comunicação e reagiu: "Não sei o que é misógino, mas achei bonito. Eu sou misógino".

Reprodução/SBT - 09.12.2022

Saudação nazista

Santos também gerou controvérsia durante um programa diante de uma pergunta ao público, em que questionava o nome do pai de Adolf Hitler. Na ocasião, fez uma "brincadeira" com a saudação nazista e gerou revolta do público.

Reprodução/SBT - 09.12.2022

Maisa

Silvio Santos foi um dos potencializadores do início da carreira da atriz na infância, mas já se envolveu em polêmicas com a própria artista. Em 2017, o apresentador insistiu em um envolvimento de Maisa com o apresentador Dudu Camargo e gerou constrangimento quando ela deu um fora nele. "Com certeza, uma parcela dos telespectadores gostaria que eu aceitasse tudo o que aconteceu no programa, como dançar com um rapaz mais velho (mesmo eu NÃO querendo) ou beijá-lo. Estou aqui para trazer reflexão: até quando as mulheres vão viver precisando aceitar tudo?", disse Maisa em um texto criticando o ocorrido na época.

Reprodução/SBT - 09.12.2022

Entre no canal do iG Gente no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre celebridades, reality shows e muito mais!

Reprodução