'Pantanal': 6 mudanças desnecessárias da novela

Obra adaptada por Bruno Luperi foi fiel ao roteiro, mas as poucas alterações incomodaram o público.

1 - União de Guta e Marcelo

Ao invés de casarem, os personagens de Julia Dalavia e Lucas Leto serão apenas convidados do grande casório no último capítulo. A mudança se justifica pelos dois terem a vontade de apenas criar o filho, sem a necessidade da união. Parece uma mudança desnecessária, já que não altera totalmente o fim do casal.

Reprodução/TV Globo

2 - Estupro de Alcides

Na versão original, o personagem, hoje interpretado por Juliano Cazarré, era 'capado'. Na adaptação, Bruno Luperi preferiu focar no sofrimento de Maria (Isabel Teixeira) e na violência sexual que Tenório (Murilo Benício) cometeu. A cena foi criticada por trazer o estupro à tona e não aliviar em nada na violência gratuita da sequência.

3 - Morte suavizada de Tenório

Na versão original, o vilão tinha uma morte mais visual, sem elementos de câmera para disfarçar a violência. Na adaptação, o foco não é na zagaia usada por Alcides e sim nas expressões dos personagens. A cena pode ter ficado boa, mas a falta de elementos e a suavização usando Velho do Rio (Osmar Prado), para terminar a morte, foram pontos desnecessários na cena.

4 - Masculinização de Zaquieu

O personagem de Silvero Pereira, gay e afeminado no começo da novela, se torna um peão, mas parece que perde boa parte da personalidade com a mudança de função. Na versão de 1990, ele se manteve afeminado para ser 'alívio cômico' com piadas homofóbicas. Mas isso não impediria de Bruno Luperi manter Zaquieu com a personalidade de sempre, mesmo sendo peão.

5 - Tratar de assédio claramente só no fim da novela

Muda (Bella Campos), Juma (Alanis Guillen) e até Zefa (Paula Barbosa) sofreram assédio sexual na novela. Mas apenas com a última foi falado de forma clara do assédio, com Zuleica (Aline Borges) advertindo e com uma fala certeira sobre o assunto com Renato (Gabriel Santana). A mudança poderia ter sido mais certeira na novela.

6 - Saída dramática de Trindade

O personagem de Gabriel Sater teve uma saída digna de um ótimo personagem, mas a mudança poderia ter sido melhor. Com o enredo travado devido à relação com o Cramulhão, a saída do personagem foi dura e sem muito sentido, já que ele vai, retorna e vai embora de novo. A mudança no roteiro poderia ser anulada ou até deixado Trindade passar mais tempo na fazenda, sem o enrosco com o Cramulhão.

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