De Lula ao ‘BBB’: como era o Brasil durante a exibição de ‘Chocolate com Pimenta’

A trama de sucesso de Walcyr Carrasco voltou ao “Vale a Pena Ver de Novo”; relembre o panorama nacional quando a produção foi ao ar em 2003!

Governo

A novela da Globo foi transmitida durante o primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva na presidência do país. O político assumiu o cargo com 61,27% dos votos, em disputa contra José Serra, no segundo turno das eleições do ano anterior. Atualmente, Lula concorre nas eleições presidenciais de 2022 e disputa o favoritismo com Jair Bolsonaro, atual presidente.

Reprodução/Globo - 27.09.2022

Economia

Lula assumiu a presidência em 2003 em um contexto econômico difícil, dando continuidade à política econômica do governo anterior, de FHC. Na época, o salário mínimo do brasileiro era de R$ 240,00.

Reprodução/Instagram

Novelas

“Chocolate com Pimenta” entrou na programação da Globo diante de outras tramas de sucesso. Em fevereiro, “Mulheres Apaixonadas” estreou na grade da emissora, dividindo a popularidade com projetos como “A Casa das Sete Mulheres”, “Os Normais”, “Celebridade” e mais ao longo do ano.

Reprodução/Globo

Filmes

O ano foi marcado pelo lançamento de comédias românticas famosas na “Sessão da Tarde”, como “Grande Menina, Pequena Mulher” e “Como Perder um Homem em 10 Dias”. No Brasil, chegava aos cinemas “Carandiru”, filme baseado no livro Estação Carandiru, do médico Drauzio Varella.

Reprodução/Twitter

Música

“Tô nem aí” (Luka) dominava o cenário musical nacional em 2003, ao lado de “Dois rios” (Skank), “Amor e sexo” (Rita Lee), “Adoleta” (Kelly Key) e mais. Já internacionalmente Beyoncé lançava um dos maiores hits do início da carreira solo e de toda trajetória, “Crazy in Love”.

Reprodução/YouTube

Grupos musicais

Um ano após a formação no reality “Popstars”, o Rouge consolidava o sucesso no Brasil lançando o hit “Brilha La Luna” em 2003. O reality musical lançou um novo grupo no mesmo ano, o Br'oz, que na época fez sucesso com a faixa “Prometida”.

Reprodução/Twitter

Big Brother Brasil

Falando em realities, a terceira temporada do reality show famoso da Globo trouxe a vitória de Dhomini. A edição apresentou nomes de artistas famosos até hoje, como o da atriz Juliana Alves e o da apresentadora Sabrina Sato.

Reprodução/Globo

Roberto Marinho

O fundador da Globo faleceu em 2003, aos 98 anos, deixando três filhos, Roberto, José e João. O empresário teve outro filho, Paulo Roberto, que faleceu aos 20 anos em 1970.

Reprodução/Globo

Literatura

Outra morte que marcou o cenário nacional do ano foi a de Rachel de Queiroz, importante nome da literatura nacional. 2003 também é lembrado por livros de sucesso lançados naquele ano, como “O Caçador de Pipas”, “O Código Da Vinci” e “Harry Potter e a Ordem da Fênix”.

Reprodução

Entre no canal do iG Gente no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre celebridades, reality shows e muito mais!

Reprodução