Travessia: Antonelli diz que assistiu 'Salve Jorge' para volta de Helô

Atriz e Alexandre Nero reviveram a trama de 2012 para voltar a interpretar Helô e Stênio em 'Travessia'

Giovanna Antonelli como Delegada Helô em ‘Salve Jorge’ e ‘Travessia’
Foto: Reprodução/Globo/Instagram - 17.08.2022
Giovanna Antonelli como Delegada Helô em ‘Salve Jorge’ e ‘Travessia’


Giovanna Antonelli já está mais do que acostumada a rever suas personagens em reprises. Mas em “Travessia”, que substituirá “Pantanal” a partir de 10 de outubro, a atriz, de 46 anos, reviverá um de seus grandes papéis, agora repaginado. A delegada Helô, de “Salve Jorge”, que fez sucesso em 2012, ressurgirá na novela das nove, junto com o advogado Stênio (Alexandre Nero) e a empregada cupida Creusa (Luci Pereira).

+ Entre no  canal do iG Gente no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre celebridades, reality shows e muito mais!

— Não somos mais os mesmos, mas temos que trazer o que pudermos desses personagens outra vez. Eu assisti a “Salve Jorge” para resgatar aquela Helô. Mandava mensagem para o Nero: “Vamos ver juntos essa cena” para retomar o clima.


A autora Gloria Perez diz que a volta de Helô e Stênio foi pensada porque a trama teria, de qualquer jeito, uma delegada e um advogado, e o público ainda não esqueceu a dupla mesmo após dez anos. Se antes a policial ajudava a combater o tráfico de mulheres, agora ela é especializada em crimes digitais.

+ Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram !

— Helô é justa, de caráter reto, com sede de justiça. Como mulher, me sinto representada por ela — valoriza Antonelli, que revela: — Nunca acho que em time que está ganhando não se mexe. Eu me sinto uma pessoa elástica, sempre quero me reinventar. Fiz contato com pessoas desse universo dos crimes digitais. Também tive a oportunidade de fazer um curso de dublê nos Estados Unidos. Meu repertório está gigante.

Com a passagem do tempo, Helô e Stênio, que terminaram “Salve Jorge” juntos, estão separados. Mas a trama agora ganha outros tons, já que a trajetória profissional do casal passa a ser tão forte quanto a afetiva.

— Tem uma ingenuidade nessa história, nesse “gato e rato”, que é uma delícia de fazer e assistir. Creusa segue tentando manter os dois juntos. O retorno desse trio vai trazer amor, humor e momentos emocionantes. De uma certa forma, estamos também responsáveis pelas reviravoltas da novela.

Além da história de amor, o estilo de Helô também conquistou o público. Os looks e até a capinha de celular da personagem viraram tendência há dez anos. E não foi a única vez que Antonelli ditou moda. Será que em “Travessia” veremos a delegada influenciar de novo?

— Quem dita tendência é o público. Mas coloco o corpinho para jogo. É uma caixinha de Pandora. Nunca sabemos o que vai acontecer — reflete ela, completando: — A caracterização está muito real. Ela se veste de um jeito que acredito, inspirada nas delegadas do Brasil, lindas e cheias de estilo. Fomos atrás delas e trouxemos essa inspiração para a nossa Helô.

A atriz praticamente emendou sua última novela “Quanto mais vida, melhor”, que terminou em maio, com “Travessia”. Após o fim da trama, ela promete uma pausa na carreira:

— Não tinha como não fazer a delegada Helô. Mas após fazer uma novela na pandemia, que durou dois anos, e emendar essa, nada mais natural do que uma pausa. Ainda mais eu que não trabalho só com atriz. Tenho empresa e toco outros negócios. Esse tempo é necessário para todo artista, para se reinventar e começar de novo.

Bordão ainda nas ruas

Um dos casos em que a delegada atuará é o de Brisa (Lucy Alves), que será acusada de ser uma sequestradora de crianças, por conta de um vídeo falso que circula na internet. Quem faz a ponte para este encontro é Creusa, que é madrinha da jovem. Intérprete da empregada, Luci Pereira conta que uma fala de sua personagem da época de “Salve Jorge’’ ainda está na boca do público.

— A novela tem dez anos, mas até hoje, quando ando na rua em que moro, ninguém me chama de Luci. É “Dona Helô”. É a coisa mais engraçada! As pessoas não esquecem da novela e me perguntam, inclusive, da vida particular de Antonelli e Nero. Lógico que não vou falar! — diverte-se a atriz, que vê a herança da novela até em sua família: — Tem gente que ainda se veste igual à delegada. Uma sobrinha minha comprou muita coisa inspirada nela e usa até hoje. Helô nunca saiu de moda. E vai voltar com tudo!

+ O "AUÊ" é o programa de entretenimento do iG Gente. Com apresentação de Kadu Brandão e comentários da equipe de redação, o programa vai ao ar toda sexta-feira, às 12h, no YouTube, com retransmissão nas redes sociais do portal.