'Pantanal': Paula Barbosa relata contato de vítimas após cena de abuso

Atriz foi procurada por vítimas de abuso após Zefa ser assediada por Renato (Gabriel Santana) na novela

Paula Barbosa interpreta Zefa no remake de 'Pantanal'
Foto: Divulgação/ Globo
Paula Barbosa interpreta Zefa no remake de 'Pantanal'


Paula Barbosa protagonizou uma cena de abuso em "Pantanal" e foi procurada por vítimas que sofreram situações parecidas com a de Zefa. Na novela, a personagem viveu diferentes abusos de Renato (Gabriel Santana), mas a atriz citou uma cena específica que fez com que ela recebesse relatos de outras mulheres. 

+ Entre no  canal do iG Gente no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre celebridades, reality shows e muito mais!

"Recebi alguns depoimentos e os que mais mexeram comigo, foram de pessoas que viveram relacionamentos abusivos, e que demoraram muito para entender, sentindo-se culpadas por isso. Porque na cena com o Renato, ela é abusada em vários momentos. Mas a cena que foi de fato de destaque foi quando ela estava limpando e ele puxou a camisa dela", afirmou ao podcast "Papo de Novela". 


Barbosa também analisou a importância de discutir sobre abuso nas novelas. "Como atriz, é muito legal levantar esses debates. A Zefa é uma personagem cômica, parece que só está ali para fazer comentário divertido, e ela teve agora um momento bem importante", reforçou. 

+ Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram !

No entanto, a intérprete de Zefa também relata que recebeu mensagens de espectadores diminuindo o assédio de Renato. "Infelizmente, algumas mulheres falaram como se fosse só aquele momento e minimizando nesse sentido: ‘Ele só encostou nela.’ É revoltante para gente, como mulher. Se mulheres ainda pensam assim, que dirá os homens que se sentem nesse direito. E se a pessoa se sente no direito de tocar, é porque já cruzou há muito tempo a linha. O abuso acontece muito antes do toque", apontou. 

“A partir do momento que você se sente incomodada com alguma coisa, é um sinal. Seja qual for, mesmo que seja mínimo. ‘Ah, ele tá fazendo isso porque me ama, mas eu me sinto incomodada.’ Então, alguma coisa tá errada, não tá legal e tá passando de algum limite. É o que falo para quem conheço: está te incomodando e te tirando do lugar do conforto? Então está errado. O cara que você convive e que diz que te ama é a pessoa que mais tem que te deixar à vontade no mundo. Se você não está, algo tá errado. Preste atenção nesses primeiros sinais", complementou com um conselho. 

+ O "AUÊ" é o programa de entretenimento do iG Gente. Com apresentação de Kadu Brandão e comentários da equipe de redação, o programa vai ao ar toda sexta-feira, às 12h, no YouTube, com retransmissão nas redes sociais do portal.