Rafa Sieg gravava o filme de temática espírita "Nosso lar 2", que estreia em agosto do ano que vem, quando recebeu o convite para entrar na novela "Pantanal" Solano. Calhou de as filmagens terminarem exatamente no momento em que precisava viajar para o Mato Grosso. Poucos dias poucos depois da viagem, a cena em Juma (Aline Guillen) vira onça e mata Solano, exibida no capítulo da última quinta-feira, já estava pronta. Ela foi uma das primeiras que o ator gaúcho, de 42 anos, gravou na pele do matador de aluguel contratado por Tenório (Murilo Benício).
+ Entre no canal do iG Gente no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre celebridades, reality shows e muito mais!
— Fiquei uns 15 dias lá no Pantanal, gravamos no início de junho — diz Rafa. — Levamos três dias para fazer essa sequência, precisava de uma luz específica, havia demandas de produção.
Rafa assistiu ao capítulo sozinho, mas antes conversou com Alanis Guillen e Davi Lacerda, um dos diretores da trama. Os três estavam na expectativa pelo grande dia de Juma virar onça.
+ Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram !
— Durmi em paz. E estou muito contente com a repercussão do personagem desde o início — diz o ator, que agora começou a ganhar reconhecimento nas redes e nas ruas — Eu uso óculos, sou bem diferente do jeito de vestir, de andar, mas, semana passada, pessoas me reconheceram na rua. Estou adorando essa interação. Um monte de gente que não conheço me escreve, falando que odeiam o personagem, mas gostam do meu trabalho. É um reconhecimento que nunca tive.
Presente para o avô
Esse é um dos principais papéis de Rafa na TV. Com 20 anos de carreira no cinema e no teatro, ele fez participações em novelas como "Viver a vida" e "Avenida Brasil", e séries como "Desalma" e "Cidade invisível". A participação em "Pantanal" foi especial não só pelo tamanho e sucesso da novela, mas também pelo valor afetivo do folhetim. O avô de Rafa era "noveleiro" de mão cheia e um fã da obra de Benedito Ruy Barbosa.
— Eu tinha 11 anos (na época da primeira versão) e morava com os meu avós. Assistia à novela com meu avô, e várias vezes lembrei dele, de como ele gostava de ver. Ao descobrir que ia fazer "Pantanal", pensei nele: "é para você". Ele estaria feliz de me ver saltando para dentro da televisão.
Nessa imersão na TV, Rafa guarda com carinho as interações com Murilo Benício, colega que compartilhou com ele traquejos do meio.
— Todas às vezes em que cruzei com o Murilo em cena foi de aprendizado. Foi meu primeiro papel de destaque na TV e você só aprende fazendo, como tudo que eu fiz na vida. Houve um dia em que fiz 17 cenas num estúdio e havia muitas com Murilo. Aprendi muito com a generosidade desse cara.
+ O "AUÊ" é o programa de entretenimento do iG Gente. Com apresentação de Kadu Brandão e comentários da equipe de redação, o programa vai ao ar toda sexta-feira, às 12h, no YouTube, com retransmissão nas redes sociais do portal.