Além de 'Pantanal': relembre seis remakes de sucesso na televisão

Adaptações apelam para a nostalgia do público e conquistam pela inovação nas obras.

'Pantanal' comprova o sucesso dos remakes

Nos últimos anos, a maioria das novelas da faixa nobre da Globo era original. Com a aposta na obra de Benedito Ruy Barbosa, a emissora comprovou que apelar para a nostalgia é um bom negócio. Adaptando parte da trama, Bruno Luperi conseguiu bons índices de audiência, além de conquistar públicos diferentes para assistir à novela.

Éramos Seis

Baseada no romance de Maria José Dupre, a obra já teve cinco versões diferentes, em três emissoras. Em 2019, a novela ganhou uma nova versão, com Glória Pires interpretando Lola, a matriarca da família paulistana de classe média. A obra, mesmo com o quarto remake, conseguiu ser um sucesso na faixa das seis da Globo. Teve até um encontro entre as 'Lolas' das versões.

Gabriela

A novela de 2012 é um remake da versão de 1975. A obra, escrita por Walcyr Carrasco e inspirada em "Gabriela, Cravo e Canela", de Jorge Amado, foi um dos maiores sucessos da faixa das 23h da Globo. A história da jovem retirante que se torna objeto de desejo dos homens de Ilhéus, na Bahia, e de inveja das mulheres, trouxe sucesso e cenas icônicas lembradas até hoje.

Saramandaia

Após "Gabriela", outro remake fez sucesso na faixa das 23h da Globo. A novela "Saramandaia", inspirada na obra de 1976, atualizou os personagens da história de realismo fantástico e trouxe a nostalgia para a TV. Apesar da audiência comum, a novela foi uma das mais comentadas nas redes sociais em 2013.

Carrossel

Adaptada da novela argentina "Jacinta Pichimahuida, la Maestra que no se Olvida", "Carrossel" foi um fenômeno em 2012. A obra de Íris Abravanel já teve diversas reprises no SBT e é uma das mais vistas na Netflix pelo público infanto-juvenil. Todos os capítulos também estão no canal do YouTube do SBT.

Reprodução

Chiquititas

Também do SBT, a novela foi um remake da trana de 1997 co-produzida entre a argentina Telefe e a emissora de Silvio Santos. Na versão de 2013, que também faz sucesso nas plataformas de streaming atualmente, a novela que conta a história do orfanato Raio de Luz conquistou antigos e novos fãs.

Reprodução/SBT

Anjo Mau

A novela de 1997 é um remake da obra de mesmo nome de 1976. Na história, a protagonista é uma ambiciosa e dissimulada, interpretada por Glória Pires. A novela foi um grande sucesso e teve até duas reexibições na Globo, além de outra no Canal Viva.

Gostou? Inscreva-se no canal do iG Gente no Telegram!

Veja as novidades e conteúdos especiais do mundo das novelas e das celebridades pelo celular. Entre no link: