Além de Sabá Bodó: relembre cinco políticos polêmicos de novelas da Globo

Prefeito de Canta Pedra em "Mar do Sertão" virou assunto pela corrupção cômica e referências a outros personagens.

Sabá Bodó

O personagem de Welder Rodrigues em "Mar do Sertão" é o típico político corrupto de novelas: cômico, não tem o menor escrúpulo de tirar dinheiro dos mais necessitados e faz de tudo para se manter no poder. Na novela, ele ainda briga com Candoca (Isadora Cruz), professora da cidade.

1 - Sassá Mutema

O personagem marcante de Lima Duarte em "Salvador da Pátria" tinha uma história curiosa e repleta de reviravoltas. Ele era um boia-fria que virou político após ser inocentado da acusação de ter matado um radialista e a esposa de um outro político. Na trama, ele vira prefeito de Tangará e é alvo de manipulação por parte de políticos da região.

2 - Odorico Paraguaçu

O prefeito de Sucupira, interpretado por Paulo Gracindo em "O Bem-Amado", história de Dias Gomes, é um dos mais marcantes na televisão brasileira. O político corrupto e inescrupuloso tinha um objetivo: inaugurar o cemitério de Sucupira, já que ninguém morria na cidade. Demagogo e vilanesco, Odorico é quem inaugura o cemitério da cidade, morto por Zeca Diabo (Lima Duarte).

3 - Roberto Caxias

Em "Rei do Gado", o personagem de Carlos Vereza trouxe outro tom para a política. O senador era honesto e brigava pela melhoria de condições do povo brasileiro. Em uma das cenas mais marcantes, Caxias discursou em um plenário vazio, mostrando a importância que os políticos davam ao povo. Ele também retratava a luta por reforma agrária no Brasil.

Reprodução/Globo 30.08.2022

4 - Reginaldo

O personagem de Eduardo Moscovis era o típico político corrupto, mas que se dá mal no fim de "Senhora do Destino". Os escândalos políticos do personagem e as falcatruas geram uma perseguição dos eleitores revoltados. Reginaldo é apedrejado na cabeça e morre na hora.

Reprodução/Globo 30.08.2022

5 - Romildo Rosa

O personagem de Milton Gonçalves era um político poderoso e bastante temido em "A Favorita". Rico através de trocas políticas, o personagem não tem escrúpulos e é parceiro de Diva Palhares (Giulia Gam) no crime.

Reprodução/Globo 30.08.2022

Gostou? Inscreva-se no canal do iG Gente no Telegram!

Confira conteúdos especiais de novelas e do mundo das celebridades pelo celular. Entre no link:

Reprodução