Exclusivo

Sem dormir e sem amigos: como é ser 'adm' de participante de reality

Andrew Pereira perdeu a vida social ao ajudar Rico Melquíades a se tornar o campeão de 'A Fazenda 13'

Andrew Pereira comemorando o fim do trabalho ao lado de Rico
Foto: Reprodução: Instagram
Andrew Pereira comemorando o fim do trabalho ao lado de Rico

É como se num belo dia um amigo chegasse em você e falasse: “Cuida das minhas redes sociais porque estou entrando em um reality”. A partir daquele momento, seriam mais de três redes para acompanhar, lidar com os fãs, gerenciar crises, criar mais de 60 mil conteúdos em três meses, lidar com um time de 12 pessoas, passar 24 horas acordado, perder a vida social, além de outros percalços. O salário? Só quando a pessoa saísse. Você aceitaria?

+ Entre no canal do  iG Gente no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre celebridades, reality shows e muito mais!

Bem, Andrew Pereira, de 26 anos, que vive em Maceió (AL), aceitou. Ele, formado em Comunicação Social, pós-graduado em Marketing, e Mestrando de Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas, foi o ‘Adm’ de Rico Melquiades, o campeão da décima terceira edição de “A Fazenda” (Record). Andrew atualmente é Head de Comunicação e Marketing em uma agência, mas ele só chegou nessa função após o árduo trabalho de administrar as contas de Rico, enquanto o influencer estava confinado no reality rural de Edir Macedo. 


Andrew já conhecia Rico há alguns anos e eles tinham trabalhado juntos em alguns projetos, mas nada tão grande como “A Fazenda”. Quando surgiu o convite, Rico chamou Andrew para a equipe. Andrew formou dupla com Bruno Ribeiro, assessor pessoal do humorista, na tentativa de reverter a imagem do influencer, que ficou conhecido em todo o Brasil por barracos homéricos no “De Férias com o Ex Celebs 2” (MTV).

“Pelo o que vimos do ‘De Férias’, com o Rico não tem roteiro. Então, a gente disse assim para ele: ‘Olha ou você sai de lá totalmente cancelado, ou você sai totalmente amado. Vamos na sorte. Ou dá muito errado, ou pode dar muito certo”, conta Andrew, que acreditava que Rico seria eliminado na primeira semana, tanto que eles nem chegaram a gravar conteúdos para uma possível final ou vitória.

Com o desafio de administrar uma personalidade excêntrica como a de Rico Melquiades, a estratégia de Andrew foi mostrar “o lado humano” do influencer. “Extrair os pontos positivos do Rico e  jogar na cara da sociedade através das redes sociais foi a estratégia para mostrar que ele não é só aquilo que mostravam no ‘De Férias’”, explica. 

Foto: Reprodução/Twitter
Rico é o grande campeão de 'A Fazenda 13'

Embora tenha tido êxito no trabalho, uma vez que Rico foi o campeão do reality com números expressivos nas redes sociais, Andrew justificou que não existe uma receita correta.

“O reality é dinâmico, ele acontece todos os dias e depende de inúmeras coisas, então, não há um jeito certo de fazer. É tentativa e erro todos os dias”, avalia. Outro ponto de alerta visto pelo profissional de comunicação foi a relação com os fãs. Segundo ele, o público cobra posicionamento dos ‘adms’ sendo preciso agir com cautela, afinal, qualquer erro pode ser fatal para o participante. 

Foto: Arte iG
Lado B dos realities


Um time de 12 pessoas, entre designers, redatores e social media, esteve empenhado em mostrar as virtudes de Rico nas redes sociais. Andrew relembra que foram mais de 60 mil conteúdos, noites sem dormir e gerenciamento de inúmeros grupos de fãs. “As contas do Rico cresceram de forma muito grande, ele foi de 400 mil seguidores no Instagram para 4 milhões. E de 12 mil seguidores no Twitter para 120 mil. Foi muito trabalho”, lembra. O crescimento nas redes sociais impulsionou o nome do campeão de "A Fazenda 13" no mercado. Ao sair do reality, Rico contou com o crescimento de 400% para fazer propaganda nas contas . Uma "publi" do campeão chegou a custar R$ 100 mil.

União de ADMs

Bem como os participantes, a relação entre os adms fora do game tem altos e baixos. Rico manteve grandes amizades dentro da “Fazenda”, mas também protagonizou brigas com as amigas e isso gerou desencontros aqui fora. Andrew conta que existiu um grupo de apoio entre adms, representando o "quarteto" formado por Rico, Dayane Mello, Valentina Francavilla e Aline Mineiro.

Foto: Reprodução/Instagram
Dayane Mello deixou de ser amiga, para ser rival de Rico

Com o passar do tempo, porém, os próprios adms, acompanhando os acontecimentos dentro do game, foram deixando de se apoiar. “Não brigamos, mas fomos nos desgastando com o que estava acontecendo na casa. Percebemos que não estava mais acontecendo a união e decidimos não trabalhar mais juntos”, diz, lembrando que essa decisão foi sugerida pelos fãs de Rico que não aceitavam mais alianças com os adms de Dayane Mello. 

Outro ponto destacado por Andrew foi o dossiê que ele montou para mostrar para Rico após o game. No caderno, o profissional apontou os “amigos” de Rico que não teriam colaborado com mutirões, que teriam falado mal dele em algum momento no programa e ainda os que o traíram de alguma forma. “Ele [Rico] passou a madrugada lendo assim que saiu de 'A Fazenda'. Pode perceber que no Programa do Rodrigo Faro ele já era outra pessoa”, explica.  

Vale a pena?

Andrew relata que teve o salário quadruplicado para enfrentar a missão. Além disso, chegou a conquistar mais de 10 mil seguidores com a exposição e rolou até uma publi. Se vale a pena esse trabalho e se faria de novo, ele é categórico: não! O jovem lembra que ficou sem dormir por 3 noites, engordou 20 kg e quase terminou o namoro. 

“Eu não tive como sair de uma cadeira para ir para a academia, o meu namoro foi de mal a pior, afinal, não tem nem tempo para dar atenção. A relação com a minha família também acabou. Com os meus amigos foi a mesma coisa”, desabafa. Andrew recorda que participou de um aniversário usando fone e com celular escondido para acompanhar o "PlayPlus", que transmite "A Fazenda" 24 horas.

Até no próprio aniversário o ADM não teve paz. Enquanto tentava celebrar mais um ano de vida ao lado de amigos e familiares, Andrew precisou interromper a hora do "parabéns" para acompanhar a “briga da jaqueta”, episódio em que Dayane Mello rasgou a roupa de Rico e só alguns dias depois ele descobriu. O caso movimentou o público, que ficou ansioso para saber qual seria a reação do influencer diante da “provocação”.

“Eu tava comemorando com a minha família, cantando parabéns e o telefone não parava de tocar. Eu pensei que tinha acontecido algo e aí parei o 'parabéns' e atendi. Era que o Rico tinha descoberto o casaco rasgado. Encerrei o 'parabéns para você' e precisei ir embora da festa. Eu pensei: ‘Meu Deus, não tenho nem tempo de bater parabéns’”, entrega, rindo (de nervoso).

Foto: Acervo Pessoal - 15/08/2022
Aniversário de Andrew


No balanço geral, Andrew não pensa em voltar a trabalhar como "adm" de participante de reality. Ele chegou a ser procurado por outros possíveis participantes, mas não aceitou uma nova missão e reafirma que só encarou o trabalho com Rico em nome da amizade. “Você tem que de fato abrir mão da sua vida, tive que ignorar o meu namoro, ignorar minha relação com a minha família, com meus amigos e era eu e Bruno [assessor pessoal de Rico]”.

Na mesma área que Andrew, Gabi Augusto também foi "adm" de um participante de “A Fazenda” e também aceitou o ofício por se tratar de um amigo. A história entre ela e Andrew é parecida, mas tem um final diferente. Enquanto ele permaneceu trabalhando na área da comunicação, Gabi se tornou participante de reality show. Se é mais difícil estar fora ou dentro do reality, a empreendedora respondeu, mas isso é papo para a próxima semana. 

+ Saiba mais no canal do  iG Gente no Telegram !