Pantanal: Maria Bruaca vira Chalaneira; veja o que mudou na personagem

Interpretada por Isabel Teixeira, dona de casa conquista liberdade pessoal e se torna parceira de Eugênio pelos rios da região.

O fim da vida de 'Bruaca'

Nos últimos capítulos de "Pantanal", Maria Bruaca (Isabel Teixeira) deu um fim na vida de bruaca quando foi expulsa de casa por Tenório (Murilo Benício). Ela, que recebeu o apelido do então marido, que significa 'mulher velha e considerada feia', deu um basta nos abusos de Tenório quando assumiu as traições que cometeu.

Maria chegou a ficar perdida no mundo

Ela pede carona na chalana (pequena embarcação) de Eugênio (Almir Sater), mas sem saber qual destino a esperava. Culpada por atirar em Tenório, Maria sente que a vida não faz mais sentido e sobe na chalana querendo "deixar de existir".

A chalana mudou a vida de Maria!

Com o auxílio de Eugênio, Maria descobriu uma nova vida. Ela, que estava triste por deixar a vida de 'bruaca' de Tenório, encontra uma nova motivação: ser uma chalaneira, como o amigo Eugênio. Pelos rios do pantanal, a personagem vê que a vida é muito mais do que a fazenda do ex-marido.

Maria Chalaneira ainda sofre, mas se permite chorar

Os momentos da personagem cantando ao lado de Eugênio são os mais elogiados na novela da Globo. A voz sofrida, mas aliviada de Maria, mostra a complexidade da personagem. Com o sofrimento passado da vida de 'bruaca', ela alivia a dor com a viola e a companhia do chalaneiro.

Maria Bruaca morreu!

A nova Maria mostra que nunca teve marido, mas um carrasco. As interações com Zefa (Paula Barbosa) e outros personagens mostram que a mulher sofrida e abusada pelo marido não existe mais.

Ela não precisa de ninguém!

Livre e sem as amarras de Tenório ou Alcides (Juliano Cazarré), a personagem mostra uma nova figura, a de Maria Chalaneira, que descobre novos modos de viver e novas visões do universo a cada visita na chalana de Eugênio.

Gostou? Inscreva-se no canal do iG Gente no Telegram!

Confira mais conteúdos do portal pelo celular e saiba tudo do mundo das novelas e das celebridades pelo celular: