De 'Vamp' a 'Pantanal': relembre novelas com realismo fantástico

Magia, seres mitológicos e até dinossauros: conheça histórias que apostam no lúdico.

O que é realismo fantástico?

A corrente artística do século XX mistura o cotidiano com elementos folclóricos, oníricos ou míticos. Nas histórias que utilizam o realismo fantástico, é normal ver enredos sérios, mas com núcleos mágicos.

Diego Laureano

'Pantanal' é realismo fantástico

Mulheres que viram onças, o Velho do Rio, Trindade e o cramulhão... esses recursos levam magia para o pantanal e para os personagens da novela de Benedito Ruy Barbosa. Enquanto o enredo fala de amor, agropecuária e família, a magia ajuda a dar riqueza para a história.

Diego Laureano

'Vamp'

Na obra de Antônio Calmon, de 1991, a história é mais fantástica que real. A novela conta a história de Jonas Rocha (Reginaldo Faria), que era a paixão de Natasha (Cláudia Ohana) na vida passada. Com direito a vampiros, espiritismo e venda de almas, a novela das 19h foi um sucesso pela ficção.

'Beijo do Vampiro'

Também com temática de vampiro e escrita por Antônio Calmon, a obra conta a história de Bóris (Tarcísio Meira), que persegue Cecília (Flávia Alessandra) da época medieval até os anos 2000. A história é recheada de vampiros, conflitos de família e mistérios.

'Saramandaia'

A obra, com versões em 1976 e 2013, conta a história do fictício município de 'Bole-Bole', que sofre uma disputa pela mudança do nome da cidade. Mas os conflitos são repletos de magia, acontecimentos estranhos e até a explosão de Dona Redonda.

Reprodução/montagem

'Os Mutantes'

Com três temporadas, a novela da Record mistura de tudo em uma obra só. Tem dinossauros, vampiros, mutantes, seres folclóricos e mitológicos e até aliens! A obra é livremente inspirada em X-Men, da Marvel.

'Porto dos Milagres'

Escrita por Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares, a novela tinha diversos elementos mágicos. A lua cheia fazia com que uma das personagens voltasse como fantasma e fazia Genésia (Julia Lemmertz) cuspir pitombas quando estava nervosa. A novela também teve grande influência das religiões de matriz africana, como a umbanda.

Reprodução/Globo - 12.05.2022

'Roque Santeiro'

A trama de Dias Gomes e Aguinaldo Silva tem um elemento mágico e forte na obra. A história do professor Astromar (Rui Rezende), que se transformava em lobisomem e apavorava a cidade de Asa Branca.

Divulgação

'Bem-Amado'

Em 1973, Milton Gonçalves atuou como Zelão das Asas, com uma das cenas mais memoráveis da novela. O personagem, que tinha o sonho de voar como um pássaro, ganha asas e se joga do alto da torre da igreja. Ele consegue! E, se você duvida, é uma pessoa sem fé, como diria o narrador da novela.

'Meu Pedacinho de Chão'

Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a obra é um remake de uma novela de 1971. O enredo conta a história da chegada da professora Juliana à vila de Santa Fé. Com muita cor, história lúdica e personagens fantásticos, a obra encantou a faixa das 18h.

Gostou? Inscreva-se no canal do iG Gente no Telegram!

Receba nossos conteúdos especiais pelo celular:

Reprodução