‘Pantanal’: entenda as gírias que bombam na novela

O ‘pantanês’ está na boca do povo, mas você sabe o que significa cada palavra? Então, aí vai um resumão dos termos mais utilizados em “Pantanal”. Confira!

Perfumosa

É o mesmo que perfumada. Pode ser um elogio ou um adjetivo. Filó adora ficar “perfumosa” para o Zé Leôncio e também já ensinou Juma a ficar “perfumosa” para Jove.

Diego Laureano

Parecença

Parecença é semelhança ou parecido. Você já reparou como o Zé Lucas parece com o ‘Véi do Ri’ mais novo? É muita parecença!

Reprodução/Globoplay

Arrupiei

Arrupiei vem de arrepiar. Sabe quando o ‘Véi do Ri’ vira uma sucuri? Então, é quando a gente se "arrupeia". Ou ao ouvir uma das história de terror do Trindade.

Globo/João Miguel Júnior

Peonada

E já que o papo é a peonada, aqui, nada mais é que a união dos peões, ou seja, o coletivo de peão. Daí, “peonada”.

Fábio Rocha/Globo

Ara

Ara! Ara é um jeito de se expressar com surpresa. Também pode soar como dúvida ou espanto. Ele tem quase o mesmo significado que o “Oxe!” ou o “Ué!”, por exemplo.

Diego Laureano

Réiva

Aqui é fácil: a “Réiva” que Juma tanto sente quer dizer raiva. Jove já tentou ensinar, mas ele concorda que assim fica mais bonito: r-é-i-v-a.

Diego Laureano

Cramulhão

Cramulhão é mais um dos nomes que o diabo têm na novela. No imaginário popular, ele possui inúmeras nomenclaturas e o “cramulhão” é mais uma delas.

Globo/João Miguel Júnior

Diacho

Expressão que serve para demonstrar descontentamento e irritação. "Mas que diacho", dizem os peões de Pantanal quando algo não sai como o esperado.

Globo/João Miguel Júnior

Flozô

Termo pejorativo para se referir a homens com trejeitos femininos. Jove, por exemplo, quando chegou na fazenda do pai sofreu bastante com esse termo.

Beatriz Castro

Currutela

Sinônimo de bordel, prostíbulo e casa da luz vermelha, entre outros. Onde, por exemplo, Zé Leôncio conheceu Dona Generosa, a mãe de Zé Lucas de Nada.

Fernando Lopes

Marruá

Marruá não é uma espécie de boi, mas, sim, um adjetivo que traduz um temperamento violento e selvagem. Por isso, Juma, assim como a mãe, leva o sobrenome de “marruá”.

Divulgação/Globo

Chalana

Essa é uma embarcação de fundo plano, comum na região pantaneira, cercada por rios. Chalaneiro é quem a dirige.

Reprodução/TV Globo

Pirangueiro

É um adjetivo usado para definir alguém mau-caráter, de quem não se pode esperar boas ações. Na novela, o termo é bastante associado a Levi ou Tenório.

Globo/João Miguel Júnior

Pitica

Pitica que Juma sempre cita é o significado para criança, bebê. A personagem usa o termo com frequência quando lembra da infância.

Diego Laureano

Bruaca

Essa é uma expressão pejorativa utilizada por Tenório para ofender a aparência e/ou a personalidade de Maria. Pode significar bruxa ou meretriz.

Reprodução/Globoplay

Saiba Mais

Entre no canal do iG Gente no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre celebridades, reality shows e muito mais!

Reprodução