De Helena a Maria do Carmo: veja mães marcantes das novelas da Globo

Neste dia das mães, relembre algumas personagens eternizadas na teledramaturgia pelo cuidado e amor com os filhos!

Dona Lurdes

Um caso recente de uma baita mãezona das novelas foi em "Amor de Mãe". Dona Lurdes (Regina Casé) fazia de tudo para cuidar dos quatro filhos e protegê-los sempre. Ela também não largava nunca a procura por Domênico (Chay Suede), filho vendido pelo ex-marido dela.

Reprodução/TV Globo

Maria do Carmo e Nazaré

A trama central de "Senhora do Destino" girava em torno de Maria do Carmo (Susana Vieira), uma mulher que foi ao Rio de Janeiro em busca de uma vida melhor e acabou com uma filha roubada. Porém, com o passar dos anos, ela reencontra a filha já adulta e a vilã Nazaré (Renata Sorrah).

Reprodução/TV Globo

Edilásia

Chamada de Mamuska pelos filhos, Edilásia (Rosi Campos) também é um exemplo de mãezona. A matriarca da família Sardinha, de "Da Cor do Pecado", é mestra em artes marciais e sustentou os cinco filhos vendendo sanduíches naturais e sucos em um quiosque na praia.

Reprodução/TV Globo

Griselda

Em "Fina Estampa" há outra mãe solo que fez de tudo para dar uma boa vida para os filhos. Griselda (Lilia Cabral), apelidada de Pereirão, é uma mulher simples que trabalha com serviços gerais e só quer ver a família prosperar, mas sofre com o preconceito do caçula Antenor (Caio Castro).

Reprodução/TV Globo

Helena

Em "Por Amor", Regina e Gabriela Duarte atuaram juntas e interpretaram mãe e filha. Na trama, Helena era muito próxima da filha Maria Eduarda e as duas acabam engravidando ao mesmo tempo, mas o bebê de Maria Eduarda não sobrevive e Helena dá o dela para a filha sem ninguém saber.

Reprodução/TV Globo

Helena

Outra Helena muito marcada pela maternidade é a de Vera Fischer. Em "Laços de Família", a protagonista abre mão do namorado porque a filha Camila (Carolina Dieckmann) também é apaixonada por ele. Helena também engravida novamente para tentar encontrar uma cura para o câncer de Camila, que precisava de uma doação de medula óssea.

Reprodução/TV Globo

Dona Armênia

Em "Rainha da Sucata", Aracy Balabanian interpretou Dona Armênia, uma mãe superprotetora que fazia de tudo pelos seus "três filhinhas", como chamava os marmanjos.

Reprodução/TV Globo

Dona Lola

Sucesso nas três versões, "Éramos Seis" gira em torno de uma mãe que se desdobra pelos filhos, ao mesmo tempo em que se preocupa com o rumo que cada um deles está tomando. Dona Lola (Glória Pires) tem quatro filhos e a história acompanha a vida dela cuidando das crianças pequenas até a velhice.

Reprodução/TV Globo