Tenório é o melhor vilão de 'Pantanal' e podemos provar

Interpretado por Murilo Benício, o antagonista conquistou os fãs da novela.

Tenório

O personagem interpretado por Murilo Benício é o grande antagonista da obra adaptada por Bruno Luperi. Ele é um ex-grileiro e negociante de terras do Paraná que compra uma fazenda no pantanal e pretende construir um resort. Conservador, o vilão é antagonista da filha, Guta, e vive em guerra com a esposa, Maria Bruaca.

Reprodução/Globo 05.05.2022

Vilão humanizado

Tenório, diferente dos vilões de novela caricatos, é mais humano e não é 100% mau. Apesar do passado conturbado e da segunda família que Guta descobriu, o personagem tem uma história que explica as maldades que ele faz. A cena em que ele conversa com Guta sobre as origens dele fez diversos fãs refletirem sobre a vilania do personagem.

Cenas cômicas com a Guta

As discussões de Tenório e Guta divertem os fãs. Com temas pertinentes e falas sobre machismo, homofobia e conservadorismo, a troca entre o pai e a filha não é tão intensa e dá naturalidade aos assuntos. Além disso, as cenas conseguem ter uma leveza e um toque de comédia, deixando o vilão mais carismático.

É possível entender Tenório?

Apesar da vilania e de ser o responsável pela morte de Gil e Maria Marruá, há quem diga que é possível compreender a motivação de Tenório. Na cena em que ele fala com Guta, ele explica que também não sabia como funcionava as negociações de terras, mas não se arrepende do trabalho.

Mais interessante que Zé Leôncio

Antagonista do fazendeiro, Tenório consegue ser mais interessante e compreensível que Zé Leôncio. A relação dele com a filha e o carisma dele na novela fazem com que o público entenda mais a situação de Tenório do que o pai de Jove, que o trata mal e não compreende o filho.

Reprodução/Globo 05.05.2022

Ele só queria um resort...

Usando do carisma para convencer Zé Leôncio e Guta dos planos empresariais dele, Tenório tenta mostrar que a ideia é aumentar o turismo ambiental na região do pantanal, mas sem agredir a natureza. Diferentemente de Zé Leôncio, que cria gado e afeta o meio ambiente, Tenório se mostra aberto às ideias de conservação ambiental.

Reprodução/TV Globo

O vilão é a exploração de terras

Em 'Pantanal', o vilão é a exploração da terra, independentemente do uso. Seja agropecuária, plantação de soja ou turismo ambiental, a exploração gera vilões como Tenório ou até Zé Leôncio. Na obra, é notável que os personagens se criam duros e vilanescos devido às condições de vida no agro.

Thais Teles

Receba todos os conteúdos do iG Gente no Telegram!

Quer saber tudo sobre novelas, realities shows, séries, cultura e as novidades do mundo dos famosos? Então se inscreva no canal do iG Gente no Telegram! Lá, você recebe nossos conteúdos especiais instantaneamente.