'Pantanal': veja as diferenças entre o Jove da Globo e o da Manchete

Aparência, comportamento e costumes diferenciam o antigo Jove do personagem de Jesuíta Barbosa!

As versões

Na primeira versão da novela, originalmente transmitida pela Rede Manchete, o ator que interpretou Joventino foi Marcos Winter. Nesta nova versão, uma adaptação de Bruno Luperi, o ator que interpreta Jove é Jesuíta Barbosa. Apesar das muitas semelhanças, algumas características do antigo Jove ficaram para trás.

Reprodução

A cena do churrasco

Na primeira versão, na famosa cena do churrasco, em que Zé Leôncio comemora a volta do filho, o choque cultural entre eles se dá por Jove comer a carne em um prato, sentado e com as pernas agrupadas, diferentemente dos peões do local.

Jove vegano

Na adaptação da Globo, a cena do churrasco também reflete a diferença cultural entre Zé Leôncio e o filho. No entanto, diferentemente do antigo Jove, que comia carne, na interpretação de Jesuíta o personagem é declaradamente vegano. Na cena, rola um climão com o pai em decorrência do ativismo do filho.

Aparência

A aparência do personagem também mudou. Na primeira versão, Jove se apresentava como um típico ‘playboy’. O personagem usava camisa polo, cabelo escovado e calças cáqui.

Reprodução

Jove despojado

Na nova versão de Pantanal, Jove está totalmente diferente. O Joventino de Jesuíta Barbosa tem cabelos grandes, desarrumados, se veste num estilo mais hipster, com tênis surrados e camisetas largas.

Reprodução

Comportamento irônico

Na versão da Rede Manchete, Jove se comporta de maneira bem sarcástica em determinados momentos. Um exemplo disso é a cena em que Zé Leôncio pergunta qual a profissão do filho. Debochadamente, Jove, de Marcos Winter, responde ser ‘vagabundo por vocação’.

Jove retraído

Na mesma cena da nova versão, ao responder à pergunta do pai sobre a profissão, Jove se mostra sem graça ao revelar que não trabalha. Ainda na cena, o jovem explica que largou a faculdade e que busca um sentido para a vida profissional.

Reprodução

Piadas LGBTfóbicas

Outra característica marcante da primeira versão era a constante ironização sobre a sexualidade de Jove. O personagem de Marcos Winter utilizava o deboche para tratar desse tema. Em uma cena, Jove ridiculariza a própria sexualidade ao dizer ser ‘bicha louca’.

Ficou no passado

A ridicularização do tema LGBTQIA+ parece não ter espaço na adaptação de Bruno Luperi. As constantes piadas do antigo Jove definitivamente ficaram para trás. Ao que parece, Jove de Jesuíta pretende ser mais consciente quando for tratar de assuntos sérios.

Reprodução