'Pantanal': José Leôncio é um péssimo personagem e podemos provar

O fazendeiro é um dos protagonistas da novela, mas vive errando com as mulheres que ama e com os filhos.

Autoritário

No começo da novela, José Leôncio (Renato Goés) se apaixonou por Madeleine (Bruna Linzmeyer) e levou ela para viver com ele no Pantanal. Porém, não entende que a esposa se sente presa e isolada do mundo. Ele não deixa a jovem ir visitar a família durante a gravidez e faz ela passar a maior parte do tempo sozinha na fazenda, pois está sempre trabalhando com o gado.

Reprodução/TV Globo

Manipulador

Durante uma discussão com Madeleine, José Leôncio segura um jacaré pela cabeça. Ele deixa a esposa completamente assustada e ainda chantageia ela dizendo que só iria soltar o animal quando eles parassem de brigar.

Reprodução/TV Globo

Traidor

Quando Irma (Malu Rodrigues) visita o Pantanal, José Leôncio acaba transando com ela na beira do rio. Entretanto, o personagem ainda não tinha se divorciado oficialmente de Madeleine e estava vivendo um romance com Filó, portanto foi uma traição dupla.

Reprodução/TV Globo

Pai ausente

José Leôncio até tentou brigar pela guarda de Jove, mas ele acaba deixando o menino viver com a família da mãe no Rio de Janeiro. Mesmo assim, durante mais de 20 anos, ele não vai visitar o filho, nem entra em contato por telefone ou carta.

Reprodução/TV Globo

Não assume o filho

Além de Jove, José Leôncio também é pai de Tadeu (José Loreto). Mesmo vivendo há anos um romance com Filó (Dira Paes) e andando com o filho para cima e para baixo, ele nunca assumiu publicamente a paternidade e sempre tratou Tadeu como afilhado na frente dos outros.

Reprodução/TV Globo

Zero compreensivo

Jove (Jesuíta Barbosa) volta para o Pantanal já adulto e se reencontra com o pai. Mesmo o jovem tendo crescido no Rio de Janeiro, José Leôncio (Marcos Palmeira) esperava encontrar um peão e fica revoltado quando descobre que o filho não come carne e não sabe montar.

Reprodução/TV Globo

Trata os filhos de forma diferente

Enquanto espera que Jove seja um peão e trata ele como o herdeiro oficial, José Leôncio trata Tadeu como afilhado e nunca deixou ele montar na cela que foi de Joventino (Irandhir Santos), por exemplo. Ele cria uma distinção entre os filhos e não faz nem questão de disfarçar.

Reprodução/TV Globo