'Pantanal': como era o Brasil na primeira versão da novela?

Obra de Benedito Ruy Barbosa estreou no dia 27 de março de 1990, na extinta TV Manchete.

Após quatro exibições, novela ganha remake

'Pantanal' irá estrear como remake na Globo, nesta segunda-feira (28). A primeira versão, de 1990, foi reexibida em três ocasiões: duas na TV Manchete, em 1991 e 1998. Já no SBT a novela foi reapresentada em 2008. Saiba como era o país em 1990!

Reprodução/TV Globo

Música mais ouvida

Em 1990, a música brasileira mais ouvida nas rádios no país foi o hit que se tornou o segundo hino nacional: 'Evidências', da dupla Xitãozinho e Xororó. Lançada em outubro de 1990, a canção do álbum 'Cowboy do Asfalto' foi a segunda mais escutada no Brasil. A primeira foi 'Vision of Love', de Mariah Carey.

A estreia da lambada

Não foi só o sertanejo que chegou com força nas paradas de sucesso no Brasil. A lambada, popularizada pela novela 'Rainha da Sucata', da Globo, e pela banda Kaoma, fez o brasileiro bailar a 'dança proibida' e experimentar o 'doce pecado melhor que o original'.

Filme mais visto nos cinemas

Com recorde de bilheteria, 'Lua de Cristal', protagonizado por Xuxa e Sérgio Mallandro estreou em junho de 1990 e levou 920 mil pessoas para os cinemas. O feito da produção só foi batido em 2005 pelo filme 'Dois Filhos de Francisco'. A obra lançou também o single 'Lua de Cristal', que até hoje faz sucesso entre os baixinhos.

Fernando Collor de Melo na presidência

O primeiro presidente eleito em eleições diretas, Collor, enfrentava a retração de 4,3% do PIB (Produto Interno Bruto) no país. Além disso, o político enfrentou inflação alta e propôs políticas econômicas polêmicas antes da renúncia, em 1992.

Reprodução/montagem 25.03.2022

Bicampeonato de Ayrton Senna

Nas pistas da Fórmula 1, o piloto fazia a alegria dos brasileiros com a conquista do bicampeonato na competição. Ao bater em Alain Prost e retirá-lo da corrida em Suzuka, no Japão, a manobra polêmica rendeu ao atleta a vitória no campeonato.

Reprodução

Estreia de 'Rá-Tim-Bum'

Quem lembra do 'Senta que Lá Vem História', 'O Mundo de Nina' e 'Professor Tibúrcio'? O programa educativo da TV Cultura estreou em fevereiro de 1990 e até hoje é relembrado por adultos que cresceram com as histórias e quadros do programa.

Estreia de 'Escolinha do Professor Raimundo'

O programa de quem, quem, quem estreou em agosto de 1990? Dele mesmo, Raimundo Nonato! O quadro cômico de Chico Anysio teve 38 temporadas e diversas versões em outras emissoras, como a do Gugu e a do Golias. Com versões desde 1957, a versão da Globo estreou como sitcom de 30 a 40 minutos de duração.

Morte de Cazuza

Em 7 de julho, o cantor de 32 anos morreu após complicações de um choque séptico em decorrência da AIDS. Indícios apontam que o ex-vocalista do Barão Vermelho convivia com a doença desde 1985, quando saiu da banda para carreira solo.

Leia tudo sobre novelas e cultura pop no iG Gente!

Ama 'Pantanal' e outras obras da televisão? Então confira os conteúdos especiais no iG Gente! Tudo das novelas, séries, filmes e 'BBB 22' está aqui. Confira: