Pantanal: conheça os personagens da novela da Globo

Saiba quem é quem na trama que estreia nesta segunda-feira (28).

José Leôncio

Uma das figuras centrais de "Pantanal" é José Leôncio. Ele é um homem que perdeu a mãe cedo e foi criado no lombo do cavalo do pai cortando o interior do Brasil em comitivas de peões. Na primeira primeira fase, é interpretado por Renato Goés.

Divulgação/TV Globo

Joventino Leôncio

Irandhir Santos interpreta Joventino Leôncio, o pai de José Leôncio. Ele é um peão considerado um mestre no trabalho por onda passa e sonha em começar uma criação de gado. Até que um dia desaparece misteriosamente.

Divulgação/TV Globo

Madeleine

José Leôncio se apaixona por Madeleine (Bruna Linzmeyer), uma jovem do Rio de Janeiro. Ela aceita se mudar para o Pantanal com o peão e tem um filho com ele, mas não aguenta viver longe da cidade e do mundo que conheceu a vida inteira.

Divulgação/TV Globo

Filó

José Leôncio também tem um evolvimento com Filó (Leticia Salles). Ela e uma jovem expulsa de casa aos 12 anos e vai parar em uma currutela, onde se prostitui. Ela se apaixona por José Leôncio e vai morar na fazenda dele, onde trabalha como empregada, após engravidar.

Divulgação/TV Globo

Maria Marruá

Juliana Paes interpreta Maria Marruá. Ela é uma forasteira que chega à região e passa a morar nos limites entre civilização e natureza. Um grande mistério dela é se pode virar onça ou se isso é apenas falação do povo.

Divulgação/TV Globo

Osmar Prado

Um papel importante para a trama é o do Velho do Rio (Osmar Prado). Ele é um encantado, uma espécie de guardião da natureza, que aparece às vezes como homem e outras como sucuri.

Divulgação/TV Globo

José Leôncio

Na segunda fase, José Leôncio (Marcos Palmeira) já é um próspero fazendeiro. Ele toca o trabalho com a fazenda e quer se aproximar dos filhos.

Reprodução/TV Globo

Filó

Passados cerca de vinte anos, Filó (Dira Paes) segue morando na fazenda e vive um romance com José Leôncio. Ela esconde de todos que o fazendeiro é o pai do filho dela.

Reprodução/TV Globo

Jove

Jove (Jesuíta Barbosa) é o filho de José Leôncio com Madeleine. Ele cresceu na cidade com a mãe e após adulto vai ao Pantanal e busca se aproximar do pai.

Reprodução/TV Globo

Tadeu

José Loreto interpreta Tadeu. Ele é o filho bastardo de José Leôncio com Filó, mas cresceu pensando que o pai é apenas padrinho. Simples, cresceu na garupa do cavalo de José Leôncio e se tornou um peão.

Reprodução/TV Globo

Juma

A protagonista de "Pantanal" é Juma (Alanis Guillen). Filha de Maria Marruá, ela cresce em meio a natureza e herda a fama da mãe de virar onça. Com o tempo, se apaixona por Jove.

Reprodução/TV Globo