Trama
A história da novela se passa no fictício reino de Avilan, onde o povo miserável sofre com governantes corruptos, altos impostos, diferentes planos econômicos e uma moeda desvalorizada. Uma alegoria do que o Brasil estava vivendo na época.
A novela de Cassiano Gabus Mendes foi exibida em 1989 e está disponível no Globoplay
A história da novela se passa no fictício reino de Avilan, onde o povo miserável sofre com governantes corruptos, altos impostos, diferentes planos econômicos e uma moeda desvalorizada. Uma alegoria do que o Brasil estava vivendo na época.
A trama começa com a morte do rei, que deixou um único herdeiro bastardo, Jean Pierre (Edson Celulari). O jovem é inconformado com a desigualdade social no reino e faz tudo para diminuir o sofrimento do povo.
Mais de 30 anos depois de "Que Rei Sou Eu?", Edson Celulari segue com uma prestigiada carreira na televisão. A última novela em que atuou foi "O Tempo não Para", de 2018. Recentemente, teve uma filha com a esposa Karin Roepke.
O rei Petrus II (Gianfrancesco Guarnieri) era casado com a rainha Valentine (Tereza Rachel). Ela é uma mulher fria e calculista que vê na morte do marido a chance de ficar com o homem por quem é apaixonada. Manipulada pelo conselheiro do reino, ela consegue colocar um mendigo no trono.
A atriz Tereza Rachel morreu aos 80 anos em 2016, após passar um longo período internada com complicações no intestino. O último trabalho da artista na TV foi em "Babilônia", de 2015.
Pichot (Tato Gabus Mendes) é um pobre mendigo. Ingênuo, ele vive pelas ruas e acaba ocupando um lugar importante na corte após uma armação.
Atualmente, Tato Gabus Mendes está no ar na Globo. Ele interpreta Daniel em "Quanto Mais Vida Melhor".
A filha de Petrus II e Valentine é Juliette (Cláudia Abreu). Ela não se parece com os pais, é uma pessoa boa e preocupada com a desigualdade social. Com o tempo, ela se apaixona por Pichot.
De 1989 para cá, Cláudia Abreu brilhou como atriz na TV, teatro e cinema. Ela faz parte do elenco da série "Desalma".
Aline (Giulia Gam) é uma moça do grupo de Jean Pierre que luta contra as injustiças. Ela é apaixonada pelo filho bastardo do rei e começa a trabalhar na cozinha do palácio para saber tudo o que acontece por lá.
A atriz está longe das telinhas há um tempo. A última vez que fez televisão foi na série "Mister Brau". Já no cinema, ela atuou no filme "O Auto da Boa Mentira", de 2021.
Além de Aline, Suzanne (Natália do Vale) também é apaixonada por Jean Pierre. Ela é uma nobre que aceitou um casamento arranjado para salvar o pai da falência, mas se desespera com a ideia de subir no altar.
Após "Que Rei Sou Eu?", a atriz emendou um trabalho após o outro e nunca ficou muito tempo longe da TV. A última vez que esteve em uma novela foi em "A Dona do Pedaço", de 2019.
Bergeron Bouchet (Daniel Filho) é o Conselheiro da Moeda. Ele é sério e idealista, ao contrário dos outros conselheiros, e elabora um plano financeiro capaz de tirar o reino da lama. Bergeron também sofre com o assédio da rainha Valentine, apaixonada por ele.
Ator, diretor e produtor, Daniel Filho trabalha ativamente na frente e atrás das câmeras. Ele soma diferentes trabalhos na carreira e mantém a vida pessoal longe dos holofotes.
Madeleine Bouchet (Marieta Severo) é diferente da maioria das mulheres da corte. Ela é uma pré-feminista que não aguenta ver a passividade feminina e tem ideias próprias. Sofre com a perseguição da rainha Valentine, que ama o marido dela.
Com uma carreira renomada, Marieta Severo está no ar atualmente como a Noca de "Um Lugar ao Sol".