Relembre a trama de "O Cravo e a Rosa", novela que marcou os anos 2000

O folhetim de Walcyr Carrasco e Mário Teixeira vai ser reprisado nas tardes da Globo a partir da próxima segunda-feira (6)

Estreia

"O Cravo e a Rosa" foi exibida originalmente entre 2000 e 2001. A trama se passa na São Paulo dos anos 1920 e girou em torno do conturbado romance de Petruchio (Eduardo Moscovis) e Catarina (Adriana Esteves). A novela é um dos grandes sucessos da Globo e marcou a estreia de Walcyr Carrasco na emissora.

Reprodução/TV Globo

Petruchio

Um dos personagens principais da trama é o caipira Petrucio (Eduardo Moscovis). Ele herda uma fazenda do pai, mas está passando por dificuldades financeiras e fará de tudo para não perder as terras da família.

Reprodução/TV Globo

Catarina

Do outro lado dessa história temos Catarina (Adriana Esteves). Ela é uma moça rica e alinhada com os ideias feministas. A jovem recusa uma série de pretendentes amorosos e diz que nunca vai se casar, por isso ganha o apelido de "Fera".

Reprodução/TV Globo

A armação

As histórias de Petruchio e Catarina se cruzam por causa da armação de Dinorá (Maria Padilha). Ela quer colocar as mãos na fortuna de Nicanor (Luís Melo) pai de Catarina, por isso planeja casar seu irmão Heitor (Rodrigo Faro) com Bianca (Leandra Leal), a filha mais nova do banqueiro. Porém, Nicanor só vai permitir que a caçula se case após Catarina subir ao altar.

Reprodução/TV Globo

O casal

Para resolver esse problema, Dinorá entrega a dívida de Petruchio com o marido dela para um agiota. Correndo o risco de perder a fazenda, o rapaz aceita o conselho de Dinorá e passa a tentar conquistar Catarina para colocar as mãos no dinheiro dela e os dois entram em um romance conturbado.

Reprodução/TV Globo

O casamento

Catarina aceitar casar com Petruchio para poder ajudar a irmã, que sonha com o casamento. No começo, eles vivem em pé de guerra e a moça costuma arremessar objetos no marido sempre que está com raiva, mas com o tempo vai percebendo as qualidades de Petruchio e eles acabam se apaixonando.

Reprodução/TV Globo

Os vilões

O casamento de Petruchio e Catarina ainda vai sofrer com as armações de Joaquim (Carlos Vereza) e Marcela (Drica Moraes). Petruchio recusou Marcela, que era apaixonada por ele. Por isso a moça e seu pai decidem fazer de tudo para acabar com a vida do fazendeiro.

Reprodução/TV Globo

Lindinha

Quem também acaba atrapalhando o romance dos protagonistas é Lindinha (Vanessa Gerbelli). Ela é uma moça simples e muito bonita que mora na fazenda e é apaixonada por Petruchio. A jovem é capaz de tudo para ficar com seu amado, inclusive se aliar aos vilões.

Reprodução/TV Globo

Outro casal

Além de Catarina e Petruchio, a história de Bianca também tem destaque na história. Heitor usa poemas escritos pelo professor Edmundo (Ângelo Antônio) para conquistar a jovem, que acaba sendo enganada. Somente na reta final de "O Cravo e a Rosa" que ela descobre por quem se apaixonou de verdade.

Reprodução/TV Globo

Vida dupla

O pai de Catarina e Bianca também tem seu amor. Nicanor vive uma vida dupla. Há dez anos ele finge ser um caixeiro-viajante e mantém uma família com Joana (Tássia Camargo).

Reprodução/TV Globo