Em "Páginas da Vida", Regina ainda era adorada e Ana Paula Arósio fazia sucesso

A novela de Manoel Carlos, exibida entre 2006 e 2007, está sendo reprisada atualmente no Canal Viva

A trama

A história de "Páginas da Vida" começa com Nanda (Fernanda Vasconcellos) morando em Amsterdã, na Holanda, com o namorado Léo (Thiago Rodrigues). Os dois são felizes até ela descobrir que está grávida e ser abandonada. Sem outra opção, ela volta para o Brasil e tem uma grande discussão com a mãe. Após essa briga, Nanda sai de casa, é atropelada por um ônibus e não consegue sobreviver.

Reprodução/TV Globo

Helena

A Helena dessa novela ficou por conta de Regina Duarte. Na época, a atriz ainda era adorada pelo público, muito anos antes de aceitar entrar para o governo Bolsonaro. A personagem é uma das protagonistas da trama e tenta socorrer Nanda após o acidente. Ela faz o parto das crianças e as entrega para a avó Marta (Lilia Cabral), que rejeita um dos bebês, pois a criança tem síndrome de Down. Helena decide então ficar com a menina e entra com o processo de adoção.

Reprodução/TV Globo

Olívia

Em "Páginas da Vida", Ana Paula Arósio fazia um grande sucesso na televisão e os fãs podem matar a saudade da atriz com a reprise. Ela interpreta Olívia, que na primeira fase da trama conhece Nanda na Europa. Após uma passagem de tempo, ela reencontra Léo e conta o que aconteceu com Nanda e com os bebês. Sabendo o que aconteceu, ele decide lutar pela guarda dos filhos.

Reprodução/TV Globo

A vilã

Marta (Lilia Cabral) é a vilã de "Páginas da Vida". Ela é a mãe de Nanda que rejeita a neta Clarinha e fica só com Francisco. Porém, ao saber que Léo está interessado na guarda do filho, ela decide trocar o menino em troca da fortuna do pai do garoto. Com o passar dos capítulos, ela começa a enlouquecer e tudo piora quando vê aparições de Nanda.

Reprodução/TV Globo

Pauta social

Uma das principais bandeiras levantadas por Manoel Carlos em "Páginas da Vida" foi a inclusão da pessoa com deficiência. Por meio de Clarinha (Joana Mocarzel), o autor discutiu o preconceito da pessoa com deficiência e levou essa conscientização para o grande público.

Reprodução/TV Globo

Estreante

A novela marcou a estreia de Grazi Massafera nas novelas. Um ano antes, ela chegou à final do "BBB 5" e depois participou de outros programas da Globo, mas foi na novela que ela apareceu pela primeira vez no horário nobre.

Reprodução/TV Globo

Ficção e vida real

Uma das características de Manoel Carlos é misturar ficção e vida real e isso não faltou em "Páginas da Vida". Além de colocar personagens lendo notícias que impactaram o Brasil na época, o folhetim também mostrou um parto real. Helena era uma obstetra que realizou o parto da fonoaudióloga da filha, interpretada pela atriz Julia Carrera, que estava grávida na vida real e aceitou ter seu parto filmado.

Reprodução/TV Globo

Depoimentos

Uma grande inovação foi que ao final de cada capítulo aparecia o depoimento de uma pessoa anônima que conversava com um tema retratado no dia. Logo na primeira semana, uma babá deu um depoimento falando sobre masturbação considerado polêmico na época e lembrado até hoje. O relatou causou tanto que foi até deixado de fora na reprise do Viva.

Reprodução/Youtube