20 anos de "Casa dos Artistas": relembre as polêmicas do reality

Primeira edição estreou em 28 de outubro de 2001. Programa marcou a história da TV.

Relembre

Considerado o primeiro reality do Brasil, a ‘Casa dos Artistas’ foi marcada por sucessos e polêmicas. Produzido em segredo, as chamadas eram misteriosas e o público apenas soube, de fato, do que o programa se tratava na estreia, em 28 de outubro de 2001. Completando 20 anos da primeira exibição, o Portal iG resolveu relembrar alguns momentos polêmicos da atração. Confira.

SBT e Globo em guerra

Você pode não lembrar, mas a ‘Casa dos Artistas’ estreou três meses antes do ‘BBB’. No dia em questão, o SBT desbancou o ‘Fantástico’ e liderou a audiência. A Globo, por sua vez, não aceitou a derrota e logo entrou com uma ação acusando Silvio Santos de plagiar o formato. Todavia, graças a uma liminar, a empresa de Silvio conseguiu manter o reality no ar.

Frota e o vício em palavrões

Destaque da primeira temporada da ‘Casa dos Artistas’, Alexandre Frota tinha apoio do público. Entretanto, Silvio Santos não gostava nada de um mau hábito seu: o de falar palavrões, aliás, em entrada ao vivo, o homem do baú ‘puxou a orelha’ do participante.

SBT

Topless de Bárbara Paz

À época, o formato ‘reality show’ era novo no Brasil, por isso, muitas coisas ainda não eram previstas pela produção, a exemplo do polêmico topless de Bárbara Paz. Temperamental durante o confinamento, a atriz chocou o público ao se despir e percorrer os cômodos da casa coberta apenas por desenhos e adesivos.

SBT

Mudanças de regras

Uma das coisas que ficou bastante marcada entre os telespectadores eram as constantes mudanças de regras que o programa sofria. Como ainda era algo experimental, muitas dinâmicas iam mudando ao longo dos episódios. A eliminação dos participantes, por exemplo, era feita de maneira bem peculiar: o público ligava para um número e, caso conseguisse, falava com o próprio Silvio Santos no ar e indicava qual seria o eliminado da noite.

SBT

Mudanças de regras

Posteriormente ao confinamento, o ator Mateus Carrieri, que também participou da primeira edição do reality, alegou que as “regras eram muito bagunçadas” e que Frota foi beneficiado no programa.

SBT

Desistência de Frota

Protagonista de sua edição, junto de Bárbara e Supla, Frota também polemizou ao desistir do programa. Entretanto, diferente de Leandro, Silvio Santos lhe obrigou a retornar. Na época, Frota voltou ao reality, compartilhou informações externas com os demais participantes e permaneceu até ser eliminado na sétima semana.

SBT

Frota e Mari Alexandre

Outra com quem Alexandre Frota arranjou briga foi com a modelo Mari Alexandre. Sem filtro, os dois protagonizaram um quebra-pau durante a transmissão ao vivo. Para amenizar a situação, na época, Silvio Santos precisou usar o jogo de cintura e muito humor.

Desistência de Leandro Lehart

Polêmica não faltou na primeira edição de ‘Casa dos Artistas’. Logo nas primeiras semanas de programa, o cantor Leandro Lehart não suportou a saudade da família e resolveu desistir do confinamento. À época, ele declarou para as câmeras: “Não há nada que me convença de continuar, de ficar. O jogo acabou pra mim”.

SBT

Frota e Patrícia Coelho

Por bem ou por mal, Alexandre Frota foi o maior protagonista de tretas dentro de sua edição. Antes de sair - e voltar - ele se desentendeu com Patrícia Coelho ao chamá-la de ‘mimada’. Na hora, o climão foi certo. Mas depois tudo ficou bem entre os dois.

Agnaldo Timóteo bom de briga

Ao todo, a ‘Casa dos Artistas’ teve quatro temporadas e mesmo a primeira sendo a grande campeã de audiência, as demais edições também tiveram momentos que valem relembrar, a exemplo de Agnaldo Timóteo, que integrou a terceira edição, brigando com boa parte do elenco e chamando todos de ‘canalhas’.

SBT

Briga na Justiça com a Globo

Em março de 2015, o Superior Tribunal de Justiça deu fim à guerra entre as emissoras. Em sua decisão, o magistrado considerou a ‘Casa dos Artistas’ como plágio do ‘Big Brother’ e condenou o SBT a pagar uma multa de R$ 18 milhões. Vale lembrar que o reality saiu do ar em 2004, quando Silvio Santos o substituiu pelo talent-show “Ídolos”.