A novela teve várias participações especiais durante a exibição, entre elas estavam Danielle Winits, Evandro Mesquita, Gisele Fraga, Guga Coelho, Guilherme Fontes, Guilherme Piva, Murilo Rosa, Nívea Maria, Otávio Müller e muitos outros.
"Malhação" também ficou no imaginário popular por conta da música de abertura, composição de Lulu Santos. O cantor inclusive participou de algumas gravações ao lado do elenco.
Bruno de Luca tinha doze anos quando começou a interpretar Fabinho em "Malhação". No entanto, o ator quase não ficou com o papel. Depois de muitos testes, ele já estava desistindo quando recebeu o convite.
A personagem marcou a carreira de Fernada Rodrigues de tal forma, que a atriz decidiu batizar a filha com o nome dela.
A concepção para criar uma novela que retratasse a juventude veio de um momento de lazer de Roberto Talma. Ao tomar suco com um amigo, começou a observar jovens que conversavam por ali.
"Malhação" foi o primeiro papel de destaque na TV do ator Cláudio Heinrich. Na trama, ele era Dado, professor de jiu-jitsu mulherendo que engatou um romance com Luiza (Fernanda Rodrigues).
Ana Paula Tabalipa, que deu vida à personagem Tainá, sonhava em ser engenheira antes de ingressar para a TV. Foi o diretor Roberto Talma que a convenceu a seguir o caminho artistíco.