Afeganistão: 8 filmes para entender a crise no país

Entenda

No último domingo (15) o Talibã tomou o controle da capital do Afeganistão, Cabul, meses depois dos Estados Unidos anunciarem que iriam retirar todas as tropas americanas do país.

O que é Talibã?

O grupo surgiu no início da década de 1990, com o principal objetivo de impor uma lei islâmica. Em poucos anos, conquistou milhares de adeptos, até a invasão das tropas dos Estados Unidos no Afeganistão em 2001.

O Caçador de Pipas (2007)

No filme, a maior alegria dos amigos Amir (Zekeria Ebrahimi) e Hassan (Ahmad Khan Mahmidzada) é participar de um torneio de pipas. Os dois acabam separados por um conflito, e Amir passa a viver nos Estados Unidos.

Reprodução

Homem de Ferro (2008)

Tony Stark é um inventor e herdeiro multimilionário que foi sequestrado por terroristas, sendo obrigado a construir uma arma devastadora. No entanto, ele constrói uma armadura de alta tecnologia que o permite escapar.

Reprodução

12 Heróis (2018)

Após os ataques ao World Trade Center, o capitão Mitch Nelson (Chris Hemsworth) assume a responsabilidade de liderar uma tropa de soldados no Afeganistão.

Reprodução

A Ganha-Pão (2017)

A jovem Parvana (Saara Chaudry) vive no Afeganistão tomado pelas forças do Talibã. Quando seu pai é preso injustamente, ela se disfarça de menino para sustentar a família.

Reprodução

A Fera da Guerra (1988)

Ambientado em 1981, o filme se passa no período na invasão soviética no Afeganistão.

Reprodução

A Hora Mais Escura (2012)

Maya (Jessica Chastain) é uma agente da CIA que está no Afeganistão em uma missão para capturar o líder terrorista Osama bin Laden.

Reprodução

O Grande Herói (2013)

O oficial da marinha norte-americana Marcus Luttrell (Mark Wahlberg) foi enviado ao Afeganistão para capturar um homem de confiança de Osama bin Laden.

Reprodução