Dia do Orgulho: relembre os casais LGBTs mais marcantes das novelas

No dia 28 de junho celebra-se o Dia do Orgulho LGBTQIA+, por isso trazemos uma lista de pares românticos que fizeram história

Vale Tudo

Desde a década de 1970 que personagens LGBTQIA+ aparecem na teledramaturgia, mas uma das primeiras novelas a causar grande repercussão com o assunto foi 'Vale Tudo" (1988). Na trama, Laís (Cristina Prochaska) e Cecília (Lala Deheinzelin) são um casal. A obra contou com interferência da Censura Nacional que barrou a cena em que elas relatavam o preconceito que sofriam, por exemplo.

Reprodução/Memória Globo

Torre de Babel

A novela de 1998, contou com o casal lésbico formado por Rafaela (Christiane Torloni) e Leila (Silvia Pfeifer). Porém, o autor Silvio de Abreu decidiu que as duas personagens morreriam em uma explosão de um shopping temendo a má repercussão do tema com o público.

Reprodução/Memória Globo

América

Em "América" (2005), Júnior (Bruno Gagliasso) e Zeca (Erom Cordeiro) terminaram a novela juntos. Os atores revelaram que gravaram a cena do primeiro beijo gay em uma novela, mas ela foi cortada pela Globo.

Reprodução/TV Globo

Senhora do Destino

A trama antecessora de "América" foi "Senhora do Destino" (2004) e a novela também contou com representatividade LGBTQIA+. Jenifer (Bárbara Borges) e Eleonora (Mylla Christie) se apaixonam e a obra mostra os pais aceitando o relacionamento das duas após muita resistência.

Reprodução/TV Globo

Amor à Vida

Não tem um noveleiro que não se lembra de Félix (Matheus Solano) e Niko (Thiago Fragoso) de "Amor à Vida" (2013). A história começa com Félix como um vilão, até que ele se torna um mocinho e acaba a trama com Niko, protagonizando o primeiro beijo entre pessoas do mesmo sexo das novelas.

Reprodução/TV Globo

Liberdade, Liberdade

Exibida na faixa das 23h, "Liberdade, Liberdade" (2016) foi a primeira novela a mostrar sexo entre pessoas do mesmo sexo. A cena aconteceu entre os personagens André (Caio Blat) e Tolentino (Ricardo Pereira) e foi de tirar o fôlego.

Reprodução/TV Globo

Babilônia

A novela "Babilônia" (2015) quebrou os esteriótipos ao retratar um casal lésbico na terceira idade. Estela (Nathalia Timberg) e Teresa (Fernanda Montenegro) formam um casal que está junto há mais de 30 anos e que finalmente consegue oficializar a relação.

Reprodução/TV Globo

A Força do Querer

Ivan (Carol Duarte) comoveu muita gente com a descoberta e transição de gênero em "A Força do Querer" (2017). No final da trama, o personagem já vive plenamente como um homem trans e se reencontra com Cláudio (Gabriel Stauffer), seu grande amor.

Reprodução/TV Globo

Malhação: Viva a Diferença

Na novela adolescente da Globo também já rolaram personagens LGBTQIA+ bem marcantes. Na edição "Viva a Diferença", rolou o primeiro beijo entre pessoas do mesmo sexo, com o casal Lica (Manoela Aliperti) e Samantha (Giovanna Grigio).

Reprodução/TV Globo

Malhação: Toda Forma de Amar

"Malhação" contou com mais representatividade após esse primeiro beijo. Na temporada de 2019, "Toda Forma de Amar", teve um casal gay que conquistou o público. Guga (Pedro Alves) se descobre gay ao se aproximar de Serginho (João Pedro Oliveira) e os dois vivem um romance.

Reprodução/TV Globo

Orgulho e Paixão

A representatividade na faixa das 18h foi muito bem retratada em "Orgulho e Paixão". Na trama, Luccino (Juliano Laham) e Otávio (Pedro Henrique Müller) descobrem o amor um com o outro. Para viver essa relação em 1910, eles se mudam para casas geminadas com uma porta entre elas.

Reprodução/TV Globo