As mães mais marcantes das novelas

Sem dúvidas, essas personagens foram tão memoráveis que lembramos delas até hoje. Mas isso não significa que tenham sido um exemplo de mães zelosas.

Branca

Interpretada por Suzana Vieira, a personagem teve diversas atitudes moralmente questionáveis ao longo da novela "Por Amor", de 1997, entre elas menosprezar os empregados e odiar que sua filha Milena (Carolina Ferraz) namorasse homens pobres.

Reprodução

Jezebel

Elizabeth Savala interpretou esta mãe ambiciosa, egoísta e fazia de tudo para não perder suas mordomias. Na novela "Chocolate com Pimenta", exibida em 2003, a personagem queria ser mãe de uma menina e adotou "a filha" de sua empregada. Como nunca tocou nem deu atenção à criança, jamais imaginou que sua filha Bernadete (Kayky Brito) era um menino.

TV Globo

Edilásia Sardinha

Em "Da Cor do Pecado", novela de 2004, conhecemos a divertida matriarca interpretada por Rosi Campos. Edilásia tinha cinco filhos homens (Cauã Reymond, Caio Blat, Leonardo Brício, Pedro Neschling e Reynaldo Gianecchini) e era a típica mãe que ama ter os filhos debaixo de "suas asas".

TV Globo

Nazaré Tedesco

Renata Sorrah deu vida à Nazaré, vilã que cometeu uma série de crimes em "Senhora do Destino", de 2004. Um deles, inclusive, foi roubar a filha de Maria do Carmo (Susana Vieira) e criá-la com um nome diferente: Lindalva (Carolina Dieckmann)

TV Globo

Carminha

A personagem de Adriana Esteves fez a vida de seus próprios filhos um verdadeiro pesadelo em "Avenida Brasil". A megera levou Jorginho (Cauã Reymond) ainda pequeno para um lixão e o deixou lá, enquanto que Ágata (Karol Lannes) sofreu muito nas mãos da mãe por ser "gorda demais".

TV Globo

Helena

Uma das personagens mais emblemáticas de Manoel Carlos, Regina Duarte interpretou uma mãe que deu seu próprio filho para que a primogênita, Maria Eduarda (Gabriela Duarte), criasse o irmão como filho, sem que ela soubesse. Isso aconteceu porque a jovem perdeu seu bebê no parto, mas Helena pediu segredo ao médico.

TV Globo

Dona Armênia

Aracy Balabanian brilhou com seus "filhinhas" em "Rainha da Sucata" (1990). A matriarca tinha três filhos adultos (Gerson Brenner, Marcello Novaes e Jandir Ferrari) e os tratava como bebês. Ele também dava pitaco na vida amorosa dos três, principalmente quando o assunto era a jovem Ingrid (Andréa Beltrão).

Reprodução/TV Globo

Carolina

Em "Verdades Secretas", Drica Moraes deu vida à mãe que dava tudo o que podia para ver a filha feliz, mas jamais imaginaria que a jovem a traía com o padrasto, Alex (Rodrigo Lombardi).

TV Globo

Dona Lurdes

Depois de anos como apresentadora, Regina Casé voltou às novelas no papel da matriarca que é apaixonada por cada filho. Na trama, um de seus "meninos" é vendido pelo pai e ela começa uma busca incessante por Domênico (Chay Suede)

TV Globo