Alexandre Garcia cita filósofo e é corrigido: 'Voltaire nunca disse isso'
O jornalista escreveu uma frase e a atribuiu, erroneamente, ao filósofo francês Voltaire, mas foi corrigido pelo advogado Augusto Botelho
Alexandre Garcia citou uma frase no último sábado (9) a atribuindo ao filósofo francês Voltaire. O jornalista, no entanto, foi corrigido pelo advogado criminalista Augusto Botelho, que comentou a publicação no Twitter alertando o colega quanto ao erro na citação: "Voltaire nunca disse isso, Alexandre".
"'Não concordo com uma palavra do que dizes, mas defenderei até o último instante o teu direito de dizê-la.' - Voltaire, atualíssimo. Democratas abominam a censura. Totalitários aplaudem a censura contra seus adversários", escreveu Garcia em seu Twitter. Na sequência, Botelho corrigiu, dizendo que Voltaire nunca disse isso.
O advogado disse que descobriu que a frase não foi dita por Voltaire estudando pro 'Grande Debate', programa da CNN Brasil. "O tema tinha relação com isso. E o Caio [Copolla] disse a frase no debate! Mas ele sabia a origem verdadeira”, explicou.
Os internautas aproveitaram o momento para se divertir. "Como professor de filosofia que sou eu me vi na obrigação de dizer isso, mas cheguei só a tempo de rir de deboche!", comentou um. "Voltaire disse isso, sim. Minha tia Lourdinha me mandou ontem mesmo essa frase no whatsapp e tava escrito que era do Voltaire", escreveu um segundo, de forma irônica.
“Não concordo com uma palavra do que dizes, mas defenderei até o último instante o teu direito de dizê-la.” - Voltaire, atualíssimo. Democratas abominam a censura. Totalitários aplaudem a censura contra seus adversários.
— Alexandre Garcia (@alexandregarcia) January 9, 2021
Voltaire nunca disse isso, Alexandre.
— Augusto de Arruda Botelho (@augustodeAB) January 9, 2021
Hahahhahahahahhaahahahhahhahahahahahahahahahhahahahahhahahahahaha
— Rafael Alves ✊ (@oliveiralves_) January 9, 2021
Como prof de filosofia que sou eu me vi na obrigação de dizer isso, mas cheguei só a tempo de rir de deboche!
Voltaire disse isso, sim. Minha tia Lourdinha me mandou ontem mesmo essa frase no whatsapp e tava escrito que era do Voltaire.
— Sandro da Costa Fernandes (@cafecomkremlin) January 9, 2021