Parece que a GloboNews ouviu o recado. Depois de ser muito criticada nas redes sociais ao promover um debate sobre racismo com uma bancada formada apenas por jonalistas brancos, o "Em Pauta" escalou cinco comentaristas negras para discutir a questão, que vem sendo a causa de diversas manifestações pelo Brasil e o mundo.
Leia também: Maju Coutinho pretende processar por racismo o empresário que a atacou
Sob o comando de Heraldo Pereira , programa da GloboNews escalou Maju Coutinho, Flavia Oliveira, Zileide Silva, Aline Midlej e Lilian Ribeiro para participarem do debate. Mas, antes, o apresentador Marcelo Cosme leu um editorial sobre o assunto:
"Os jornalistas que dividiram comigo a cobertura ontem, todos experientes e de alto nível profissional, eram todos brancos. Eu estaria mentindo se dissesse que foi um acidente. A Globo tem a diversidade como valor e se orgulha dos profissionais negros que têm frente às câmeras e por trás delas. Profissionais de altíssimo nível, que comandam, alguns, a apresentação de telejornais na GloboNews e na TV Globo . E busca e continuará buscando ampliar essa diversidade. Mas, por razões históricas e estruturais de nossa sociedade também aqui na Globo os colegas ainda não são tantos quanto desejável."
Leia também: Convidada critica CNN, ao vivo, por ter Waack falando de racismo
Cosme também anunciou, também, que Flavia Oliveir a e Zileide Silva passam a fazer parte do time de comentaristas do "Em Pauta". No Twitter, muitos internautas elogiaram a autocrítica feita pela GloboNews :
Isto deveria ser natural em um país onde mais da metade da população é negra. Mas é importante pontuar a autocrítica da Globo News. Isso é raríssimo. https://t.co/VPEYipHe3m
— Cecília Olliveira (@Cecillia) June 3, 2020
Muito orgulho das minhas colegas sob a batuta do querido Heraldo, nesta edição linda e histórica do Em Pauta. @GloboNews pic.twitter.com/OkeLwwAuNb
— Cristiana Lôbo (@cristilobo) June 3, 2020
Ontem, no mesmo tweet que critiquei a GloboNews por não ter colocado seus jornalistas negros para discutir os protestos nos EUA, falei que a emissora tem pessoal competente para discutir o assunto. Hoje o #EmPauta vem com esse time.
— M VITAL em 🏠 (@MatheusVital) June 3, 2020
Ponto pra gente. Estamos mudando as coisas! ✊🏾 pic.twitter.com/605XXXk24j