TV Brasil gera polêmica ao "censurar" música de Arnaldo Antunes
O canal do governo federal mudou a grade "de última hora" e não deixou a música O Real Resiste ir ao ar; canção menciona milícias e caso Marielle
Por iG Gente |
09/12/2019 14:29:01O clipe da música O Real Resiste , do cantor e compositor Arnaldo Antunes, foi retirado da programação do canal TV Brasil e muitos artistas e políticos consideram que o ato da rede de televisão federal foi uma censura.
Leia também: Silvio Santos é acusado de racismo após constranger mulher negra
A música de Arnaldo Antunes cita milícias e faz menção à Marielle Franco, socióloga e política morta em março de 2018. Além disso, o vídeo mostra cenas de violência policial e o preconceito disseminado no País.
Leia também: Leo Dias quer "arrastar" Lívia Andrade para a RedeTV!
Entenda a polêmica
O programa "Alto Falante", sobre o músico Arnaldo Antunes iria ao ar no dia 23 de novembro, às 14h, mas a emissora decidiu retirar a atração da grade naquele dia. O portal BuzzFeed News teve acesso a um comunicado divulgado internamente para os funcionários da TV Brasil na ocasião e compartilha a versão dos colaboradores sobre o assunto:
"No lugar do "Alto Falante", que é uma produção da Rede Minas, a TV Brasil passou o Hypershow, programa também produzido pela emissora pública mineira e que trata do universo cultural. Este é mais um episódio de censura na TV Brasil . Estão proibidas também menções à vereadora assassinada no Rio de Janeiro, Marielle Franco, e temas LGBTQ+", diz um dos funcionários, que não quis ser identificado.
Ao site, a EBC, que controla a emissora, relatou que a mudança "de última hora" na grade de programação ocorreu porque o canal transmitiu flashes da final da Libertadores entre Flamengo e River Plate, no Peru.
"Alguns programas foram suspensos temporariamente para a realização de programas e coberturas especiais do evento esportivo. Além do Alto Falante, a TV Brasil também não exibiu os programas 'Impressões', 'Caminhos da Reportagem', 'Grandes Musicais', 'Recordar é TV' e 'Camarote 21'", declara a empresa.
Leia também: Jornalista da Globo manda indireta e web aponta briga com ministra
Famosos saem em defesa de Arnaldo Antunes
Depois que a notícia sobre a censura se espalhou, artistas e políticos manifestaram apoio a Arnaldo Antunes e à sua música O Real Resiste .
Por meio do Twitter, o cantor e compositor Nando Reis questionou: "Alguém aqui vai dizer que esse governo é democrático?".
Alguém aqui vai dizer que esse governo é democrático? https://t.co/9EkM3PMoZZ pic.twitter.com/r0jxaGAlfQ
— Nando Reis (@nando_reis) 6 de dezembro de 2019
A deputada federal Jandira Feghali afirma que a atitude da emissora foi um "absurdo" e pediu ajuda dos internautas para divulgar a música.
ABSURDO A @TVBrasil CENSURAR A MÚSICA DE ARNALDO ANTUNES QUE FALA DE MILÍCIA E MARIELLE! Como uma emissora PÚBLICA pode proibir uma música? Que tempos vivemos!!! Não à censura! Viva a arte de Arnaldo! Vamos divulgar bastante sua música em contrapartida!!!
— Jandira Feghali (@jandira_feghali) 8 de dezembro de 2019
Cantor não comenta o assunto
Apesar de toda a polêmica, Arnaldo Antunes ainda não se pronunciou sobre o caso e sua assessoria pontua que ele sequer sabia que o clipe deveria ir ao ar pelo canal.
Veja o clipe da música: