Com protagonistas mornos, Dira Paes e Claudia Raia ganham espaço em  "Verão 90"

Após bom início, "Verão 90" encara marasmo e protagonistas perdem espaço. Personagens de Dira e Claudia viram proto-seguro da trama

Completando três meses no ar, “Verão 90”, a passos curtos, vem superando sua antecessora, “O Tempo Não Para”, no quesito audiência. Os números consolidados da primeira semana de abril marcaram 24.7 pontos de média, contraste de dois pontos e alguns décimos em relação a novela anterior em fase análoga. Porém, a novela caiu em relação a janeiro e fevereiro, quando marcava 27.8 e 26 pontos de média, segunda dados coletados pelo Ibope.

Leia também: Semana de “Verão 90” será regada a brigas entre classes e prisão injusta

Foto: Divulgação/TV Globo
Claudia Raia e Dira Paes irão salvar 'Verão 90'

As dificuldades de “ Verão 90 ”, todavia, não estão nos número; por enquanto, elas começam no elenco e terminam no roteiro. Protagonizada por Jerônimo (Jesuíta Barbosa), Manuela (Isabelle Drummond) e João (Rafael Vitti), a trama começou nostálgica, depois os protagonistas passaram a depender de suas matriarcas (Claudia Raia e Dira Paes), o que deu luz a uma fase potente, e agora vivem uma fase tediosa - a qual o enredo principal perdeu tanta força que suas matronas estão ganhando destaque de novo para evitar que a novela decline drasticamente como outras que ocuparam a faixa horária.

Leia também: Gisela, Patrick e Lidiane viverão triângulo amoroso em "Verão 90"

Você viu?

O fator que implica em direcionar novamente os holofotes para Dira e Claudia é o efeito sombra. Ou seja, enquanto as atrizes brilham por sua experiência e maestria na arte, o trio protagonista da novela, o nostálgico Patotinha Mágica, fica em segundo plano, totalmente secundário - como já pôde ser visto antes.

Em seu ápice na grade de programação da Rede Globo , desnutrir a trama principal para tornar a novela mais sólida e menos insossa de se assistir parece um preço baixo e justo a pagar.

Em seu ponto atual, os personagens de Jesuíta Barbosa, Isabelle Drummond e Rafael Vitti, vão retornar ao auge profissional, o que vai implicar em mais interferências maternas, o que, consequentemente, reavivará uma rixa antiga, que mescla o cômico e o dramático, entre as personagens de Raia e Paes. 

Leia também: Após sabotar Vanessa, Manu sofrerá as consequências em "Verão 90"

Perto de se consolidar como uma novela das sete bem sucedida na audiência, o protagonismo de Dira Paes e Claudia Raia sobre o elenco principal de “ Verão 90 ” pode definir-se como a salvação da trama, ainda que caráter pontual, já que juntos, os protagonistas conseguiram apenas garantir uma história tediosa e controversa.