Rede TV! busca novos caminhos para audiência e supera Globo com futebol
Emissora paulista exibe jogo do Corinthians da Sul-Americana e alcança feito inédito na audiência, podendo mudar o panorama do esporte na TV
Por iG São Paulo |
A Rede TV! , entre as principais emissoras da TV aberta brasileira, é a que tem a menor audiência. Com média de 2 pontos, o canal de Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho pena para superar os 4 com o “Encrenca”, que passa aos domingos.
O canal, porém, apostou em uma estratégia que tem dado resultado e gerou, inclusive, um feito inédito. Na última quarta-feira (27), impulsionados pelo Corinthians, a Rede TV! superou a Globo em audiência ao exibir o jogo do time paulistano na Copa Sul-Americana. Quando o jogo contra o Racing foi para os pênaltis, o canal paulista superou os 15 pontos e ficou por 14 minutos na liderança.
Leia também: Depois do "Vídeo Show", quais programas da Globo estão com os dias contados?
O canal comprou os direitos do campeonato junto com o do italiano, ambos preteridos por outros grupos de mídia.
Essa não é a primeira vez que eles apostam em esportes que são desprezados por outros canais, mas, considerando o novo panorama de transmissão, pode indicar uma mudança na hegemonia global no esporte mais popular do Brasil – e ainda causar muita dor de cabeça para a platinada.
A Globo vem enfrentando os meses mais difíceis de sua transmissão, com a audiência oscilando nas tardes e o horário nobre perdendo adeptos a cada dia, e sendo superada pelas concorrentes e cidades como Salvador e Goiânia . Mas, se havia uma certeza na casa, era o futebol . Na TV aberta eles têm o direito de transmissão dos principais campeonatos – brasileiros – estaduais e libertadores, mas não são os únicos a exibir jogos na TV fechada e canais premières.
Agora, ao desconsiderar um campeonato com times brasileiros– a Globo vê sua hegemonia esportiva cair pelo ralo. Nada garante que a emissora paulista vai manter altos índices, e seu desempenho dependerá muito do desempenho do Corinthians na competição, mas esse é um alerta para o jovem canal de que pode se infiltrar nesse nicho.
Você viu?
A principal concorrente do canal, a Band também recusou a Sul-Americana e, antes considerado um canal do esporte, já não tem a mesma fama e não exibe mais nenhum campeonato expressivo. Sendo assim, pode abrir espaço para a rival crescer nessa área.
Novo panorama
Antes exclusiva do grupo Globo, a transmissão dos principais campeonatos ficou mais fragmentada, com grupos como a Turner (Warner/TNT/Space) negociando contratos individuais com clubes.
Se na TV aberta o Brasileiro segue na Globo , na TV paga ainda não se sabe como serão os trâmites para a exibição de jogos de clubes fechados com cada grupo midiático. Embora a competição não tenha começado (o início é no final de abril), já é possível afirmar que uma mudança na maneira como o espectador assiste jogos de seu time é iminente.
Essa não é a primeira vez que a Globo fica de fora de uma grande transmissão. A Record foi detentora da transmissão dos Jogos Olímpicos de 2012. Na época, mesmo não liderando na audiência, a mudança foi um marco, já que a Globo tinha que dar os devidos créditos à concorrente ao exibir momentos das competições. No entanto, o canal retomou os diretos para as próximas competições e a Record acabou não conseguindo se estabelecer no esporte.
Rede TV! em ascensão?
A emissora de Amilcare e Carvalho tem um histórico de apostar nos “azarões”. Foi por lá que começaram a ser transmitidas as lutas do UFC, hoje populares na Globo, ganhando até narração de Galvão Bueno. Eles também já deram trabalho quando decidiram levar o “Pânico”, até então programa de rádio, para a televisão. Além de conseguir superar a Globo , o programa ainda serviu para fazer despontar um dos principais nomes da TV atualmente, Sabrina Sato.
Leia também: Band desfaz programação e não consegue cativar seu público
Com o futebol, a Rede TV! pode alcançar um status inédito em sua história, a mais recente da TV aberta. O reflexo na audiência pode ser sinal de uma nova fase, onde o canal consegue rivalizar com a Globo.