Especialistas repudiam cena de "O Sétimo Guardião": "Equivocada e irresponsável"

Em "O Sétimo Guardião", a prostituta Stefania (Carol Duarte) foi curada de sua gagueira após uma tentativa de estrangulamento, o que gerou polêmica

O capítulo do último sábado (24) da novela "O Sétimo Guardião" contou com uma cena polêmica , que gerou revolta entre os fonoaudiólogos do país. A cena em questão se trata da prostituta Stefania, interpretada por Carol Duarte, sofrendo uma tentativa de estrangulamento por parte de Sampaio (Marcello Novaes). A violência acabou curando Stefania de sua gagueira, algo que gerou repercussão negativa.

Cena de 'O Sétimo Guardião' com prostituta sendo curada de sua gagueira por meio de violência gera polêmica
Foto: Reprodução/Globo
Cena de 'O Sétimo Guardião' com prostituta sendo curada de sua gagueira por meio de violência gera polêmica

Leia também: "O Sétimo Guardião" tem estreia fraca e não impressiona

Uma vez curada da gagueira, a garota de programa da novela " O Sétimo Guardião " surpreende tanto a cafetina Ondina (Ana Beatriz Nogueira), que chega a dizer "Ficou tão apavorada que ficou boa da gagueira" quanto a si mesma, que se dirigiu ao espelho, onde falou "O rato roeu a roupa do rei de Roma. Eu não errei nenhum erre. Eu tô curada". 

A sequência reverberou nas redes sociais, onde especialistas manifestaram o repúdio em relação ao que foi abordado.

Fonoaudiólogos detonam cena de "O Sétimo Guardião"

Foto: Reprodução/Globo
A prostituta Stefania (Carol Duarte) em cena da novela 'O Sétimo Guardião'

Leia também: “O Sétimo Guardião” parece mesmo ter sido escrita por amadores

Você viu?

O Conselho Federal de Fonoaudiologia e o Conselho Regional de Fonoaudiologia de São Paulo, mais conhecido como Crefono2, se manifestaram a respeito da cena. 

De acordo com o que foi apontado pelo Conselho Federal nas redes sociais, a cena foi considerada equivocada e irresponsável pelos fonoaudiólogos: "Apesar de sabermos que a obra é ficcional a cena veiculada é bastante equivocada e desrespeita, de maneira irresponsável os sujeitos que apresentam gagueira", consta na publicação. "Não se cura gagueira com susto ou violência e muito menos com agressão", escreveram.

O Crefono2 também expôs o efeito negativo que pode ser causado pela cena tão polêmica: "O resultado do estrangulamento apresentado pela novela não só atribui um sentido positivo ao crime de agressão, como também reforça fundamentos não científicos e expõe as pessoas com gagueira a graves situações de violência", diz a postagem. "As pessoas com gagueira devem ser tratadas com respeito e não violência".

Leia também: Amor e mistério permeiam “O Sétimo Guardião”, nova novela das 21h da Globo

A Associação Brasileira de Gagueira também manifestou repúdio sobre a cena de " O Sétimo Guardião " nas redes sociais: "Manifestações artísticas devem incitar o acúmulo de conhecimento e aguçar a capacidade de reflexão, não contribuir com a ignorância", manifestaram nas redes.