As produções de novelas estão cada vez mais envolvidas em temas alternativos, causando um grande envolvimento do público, que muitas vezes se deixa levar pelo que vê. A televisão veio para informar, educar e divertir, mas ao longo do tempo foi mexendo mais emocionalmente com as pessoas. Assim sendo, quando os telespectadores se identificam com algum personagem, acabam tentando adotar os estilos parecidos em sua vida, sem se dar conta, que muitas vezes, tudo não passa de uma ficção interpretada por um ator. No entanto, não há como negar a grande influência que as novelas exercem no tecido social, seja na maneira de se vestir, no jeito de abordar um assunto e até mesmo na forma de pensar.

Leia também: Tatá Werneck atriz ou apresentadora? Analisamos onde ela é mais essencia l

As novelas no decorrer dos anos passaram a ser um exemplo a ser seguido, independente dos assuntos tratados, capaz de criar hábitos e gostos nos telespectadores
Montagem
As novelas no decorrer dos anos passaram a ser um exemplo a ser seguido, independente dos assuntos tratados, capaz de criar hábitos e gostos nos telespectadores

As condutas dos personagens acabam virando desejos entre os telespectadores, desde o corte de cabelo da mocinha, às roupas da atriz mais bonita, o carro do protagonista, o quarto do casal e a cidade. Em cada nova novela, os personagens das tramas mudam e os assuntos abordados também, assim, a sociedade vai respondendo a este estímulo produzido diariamente. Isso fica nítido quando uma novela está no seu auge, sendo possível encontrar facilmente, em muitos lugares, pessoas comentando sobre os personagens e tudo o que está acontecendo. Diante disso, veja como as novelas podem influenciar na vida das pessoas:

Leia também: Diretor de "O Outro Lado do Paraíso" assume falhas e concorda com críticas

Na estética

undefined
Divulgação

A segunda versão de "Ti Ti Ti" misturou elementos da primeira e tramas adaptadas da novela "Plumas e Paetês", ambas da década de 80, que colocam o mundo da moda em primeiro plano

A moda é uma das coisas que mais influenciam as pessoas que acompanham novelas . As melhores tendências e figurinos sempre marcam presença nas histórias. Seja em uma novela que envolve atualidade ou até mesmo em uma que retrate uma época passada. Os penteados e maquiagens também são sempre vistos como uma forma de inspiração aos telespectadores. Afinal, os cortes de cabelos presentes nas novelas estão sempre em alta nos salões de beleza.

Leia também: “Pega Pega” acaba já no esquecimento. Relembre outras tramas esquecidas

No comportamento

Durante as décadas de 70 e 80 a televisão ficou mais popular nas casas das pessoas, que se reuniam diariamente para o momento de lazer na sala, a partir daí, o comportamento de algumas famílias começou a mudar. Naquela época, as novelas eram as que mais dominavam a programação e o sinal não era forte em todos os lugares do país. Diante disso, era possível perceber que onde o sinal era fraco, o comportamento foi menos alterado. Já onde o sinal era mais forte, o comportamento se alterou mais. Esse fato ainda acontece até os dias de hoje, já que, as pessoas que acompanham as novelas podem mostrar atitudes parecidas com as de alguns personagens. Outra coisa que também está interligada é a relação com a trilha sonora , as músicas que aparecem nas tramas fazem todo um cenário sentimental e também ganham um prestígio maior dos ouvintes.

Leia também: Por que a Record não consegue alcançar o nível “Globo” nas novelas?

Na conscientização

Existem várias formas de como as pessoas podem se conscientizar através de novelas. Como, por exemplo, em casos de machismo, racismo e vícios. Depois que as produções de entretenimento começaram a investir mais em casos polêmicos, que estão presentes na realidade, muitas pessoas começaram a olhar a televisão como uma forma de autoajuda. É possível ver isso em casos de mulheres que sofriam agressões de parceiros e não tinham coragem de buscar meios para o fim, e após se identificarem com algumas cenas, tiveram um incentivo para denunciar e recomeçar uma nova vida. Diante disse, fica nítido ver que as novelas além de conscientizar também podem ajudar às pessoas a enfrentar os problemas.

Leia também: Patrick ou Renato? Listamos motivos para ajudar Clara a decidir com quem ficar

Percepção de questões sociais

undefined
Reprodução/Globo
Revelação de Ivana em "A Força do Querer" foi uma das cenas mais marcantes da novela

Outro detalhe importante que está presente nas novelas: é que ultimamente as tramas seguem abordando temas sociais no roteiro. À vista disso, está ficando cada vez mais acessível mudar a percepção das pessoas através de assuntos que não são muito abrangidos na sociedade. Assim foi com o caso da personagem Ivana , vivida pela atriz Carol Duarte em “ A Força Do Querer ”. Nenhuma novela antes havia mostrado uma personagem que se desenvolveu transexual ao longo de uma narrativa, e isso foi algo que ajudou muito a população a compreender como casos assim realmente acontecem. Também foi possível ver quanto o preconceito ainda existe e que devemos saber combate-lo.

Leia também: Ellen Rocche se destaca na TV e vive o melhor momento da sua carreira

Questão cultural

Novelas que exploram outros países, outras culturas e outras religiões contam com um lado didático extremamente importante, capaz de ensinar os telespectadores de como funcionam algumas questões culturais presentes pelo mundo. Esse tipo de produção tem um grande peso na sociedade, pois, pessoas que nunca tiveram a oportunidade de visitar e conhecer novas origens podem ver nas imagens uma forma de conhecimento e liberdade. Alguns se interessam tanto que começam a praticar novas atividades inspiradas nas culturas tratadas.

Leia também: "O Outro Lado do Paraíso" prova que os clichês ainda funcionam em novelas

No estilo de vida

Outra maneira que as novelas podem influenciar é através do estilo de vida dos personagens. Espelhando-se nos protagonistas, muitos buscam mudar de vida e começam a pensar em novos empregos e profissões para o futuro. As novelas no decorrer dos anos passaram a ser um exemplo a ser seguido, independente dos assuntos tratados, capaz de criar hábitos e gostos. Assim sendo, o importante é saber escolher as inspirações certas e sempre acrescentar algo que leve a uma evolução.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!