A nova novela das 21h, “O Outro Lado do Paraíso” segue uma constante dos últimos folhetins nacionais de resgatar diferentes paisagens nacionais não tão conhecidas do grande público. O Jalapão , no Tocantins, é recheado de belezas nacionais, e agora, com a novela, é apresentado a um número maior de pessoas. Mas, esse não é o único registro da região.

Leia também: Semelhante a “Velho Chico”, “O Outro Lado do Paraíso” tem boa estreia

Uma das lindíssimas fotografias que ilustram o livro
Divulgação
Uma das lindíssimas fotografias que ilustram o livro

Além de “ O Outro lado do Paraíso ”, um novo livro do fotógrafo Lester Scalon e do artista plástico Tomas Sigrist busca resgatar a biodiversidade e a cultura da região. “Jalapão” reúne fotos, dados científicos e mais da região. “O projeto aconteceu entre 2012 e 2017. Nesse tempo fizemos um levantamento da fauna da região, e entrevistamos a comunidade quilombola”, conta Sigrist em entrevista ao iG. Juntos, eles fizeram o registro de mais de 300 imagens, além de ilustrações da fauna e flora local.  

Leia também: Vilã carente de "O Outro Lado do Paraíso" repercute na web

 “É urgente que o brasileiro conheça esse patrimônio natural. É importante conhecer esse Brasil, e o mais difícil é encontrar pessoas que queiram fazer um bom trabalho nessas regiões”, comenta Lester. Além da beleza da paisagem, o local conta com uma comunidade quilombola que, até 50 anos atrás, vivam isoladas do desenvolvimento do país. “Os quilombolas são os escravos daquele quilombo que fugiram do senhor de cacau da Bahia e se adentraram pra lá. Eles não plantam muita coisa, e isso vem de uma tradição de que eles não podiam “se mostrar muito” porque eram descobertos. É uma cultura que você tem que vivenciar e entender o comportamento das pessoas”, completa.

Você viu?

undefined
Divulgação
Livro "Jalapão" destaca as belezas da região

Para o livro, os dois passaram um tempo vivendo nessa comunidade, e contam que foram bem acolhidos. “Quando você chega num quilombo onde moram cerca de 45 famílias, todos parentes entre si, é uma grande experiência. Eles são uma grande família e ao longo desse tempo fiz parte dessa família”, confessa Lester.

Tecnologia

Para as imagens do livro, que são de tirar o fôlego, eles chegaram a usar até drones. “Esse foi o primeiro trabalho que utilizamos drones com imagens aéreas, pois dá uma visão diferenciada do que estamos acostumados a observar. Trabalhos como esse estão cada vez mais raros, porque as pessoas hoje acham que apenas um celular basta pra captar imagens, e não é bem assim. Temos um trabalho fotográfico por trás disso, um olhar diferente”, comenta.

Do jalapão para Jersey

O Bis Play, serviço de streaming do canal Bis, dedica o mês de novembro ao “Boss” Bruce Springsteen . Desde o começo do mês um documentário inédito, chamado “Springsteen & I” está disponível para não assinantes na plataforma. Produzido por Ridley Scott, o filme reflete o significado deste ícone do rock americano para os fãs, além do poderoso vínculo entre um artista e aqueles que se conectam tão profundamente com sua música. Com imagens de arquivo sobre a carreira do artista, trata-se de um especial feito pelos fãs para os fãs, criado com o apoio total de Bruce Springsteen.

Leia também: O que deu certo e o que deu errado na internacionalização do Rock in Rio

Que barrigão!

Rafael Cardoso e a esposa, mariana Bridi, brincam com a chegada do segundo filho do casal
Reprodução/Instagram
Rafael Cardoso e a esposa, mariana Bridi, brincam com a chegada do segundo filho do casal

Falando em “ O Outro Lado do Paraíso ”, o galã da novela, Rafael Cardoso , será pai novamente. Casado com Mariana Bridi, com quem já tem uma menina, a dupla anunciou que o segundo filho está a caminho.  No ar como o médico Renato, ele aproveita os momentos de lazer ao lado da família e a esposa aproveitou para fazer um registro do “barrigão” dos dois. Enquanto Mariana exibe a barriga, Cardoso mostra a gravidez de uma abóbora;

Leia também: Marieta Severo: o trunfo de “O Outro Lado do Paraíso”

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!