Inesquecíveis: relembre 10 apresentações memoráveis no VMA
A premiação da MTV americana reúne os principais artistas da música, que já fizeram apresentações históricas. Relembre os shows memoráveis
Nesse domingo (27) acontece a edição de 2017 do VMA, Video Music Awards , nos EUA. A premiação da MTV, que acontece desde 1984, reúne os maiores nomes da música contemporânea. Apresentada este ano por Katy Perry , a premiação promete muitas emoções. A cantora Pink! será uma das homenageadas da noite, recebendo o prêmio de vanguarda. Com um single recém-lançado, ela deve apresentar a nova faixa, bem como alguns de seus maiores hits. Quem também promete agitar a noite é Miley Cyrus , que sempre tem presença marcante na premiação. Além disso, a “inimiga” de Perry, Taylor Swift , lançará o clipe de sua nova música, “Lokk What You Made Me Do”, lançada na última semana.
Leia também: 10 momentos polêmicos das premiações da MTV
Se em 2017 muitas polêmicas podem rolar, bem como possíveis parcerias inusitadas (quem sabe Swift e Perry não decidem enterrar as desavenças no palco?), as edições anteriores do VMA também foram repletas de momentos marcantes. Quem não se lembra do beijão entre Madonna, Britney Spears e Cristina Aguilera? Ou quando Beyoncé anunciou para o mundo sua primeira gravidez durante sua performance? Por isso, o iG resolveu reunir os momentos mais icônicos desses mais de 30 anos de premiação. Confira:
Leia também: Dez artistas com as performances mais exageradas dos últimos tempos
Madonna, Britney Spears e Cristina Aguilera
A cantora Madonna raramente passa despercebida por onde passa. No VMA, ela já protagonizou muitos momentos icônicos, como a cantora encarnando Maria Antonieta para cantar Vogue. Mas foi sua performance com Britney Spears e Cristina Aguilera em 2003 que mais deu o que falar. As três cantaram “Like a Virgin” e “Hollywood” e aproveitaram para se beijar, deixando muita gente (inclusive um incrédulo Justin Timberlake) surpresa. Inesquecível!
Nirvana
No início dos anos 1990, o VMA ainda não era totalmente dominado pelo pop, como é hoje em dia. No período, dominado pelo grunge, alguns representantes do estilo davam as caras na premiação. Foi o caso do Nirvana. Kurt Coubain, Dave Grohl e Krist Novoselic subiram ao palco em 1992 para apresenta “Lithium”, uma das faixas do seu disco de maior sucesso, Nevermind. Krist, empolgado com a música, decidiu jogar seu baixo para o alto mas errou o alvo na hora de recuperar o instrumento, que bateu na sua própria cabeça e o deixou desnorteado.
Eminem
No auge do sucesso de “The Real Slim Shady”, Eminem levou seu single ao palco do VMA. Porém, nele foi acompanhado de...clones? Uma legião de “slim shadys” invadiu a premiação, vestida da mesma maneira que o rapper. Se a ideia era confundir, ele conseguiu. Não fosse por estar com o microfone, era difícil saber quem era o verdadeiro, e quem eram as cópias.
Leia também: Quatro momentos em que Beyoncé fez o VMA ser inesquecível
Michael Jackson
O Rei do Pop não precisa de muito para entrar em qualquer lista dos “melhores”. E, em 1995, ele agraciou os presentes com um medley de seus maiores sucessos, incluindo “Billie Jean”, “The Way You Make Me Fell” e “Black or White”. Com seu estilo único e passos de dança incríveis, ele hipnotizou a todos em uma apresentação que ainda contou com a participação do guitarrista Slash, do Guns N’ Roses.
Whitney Houston
Uma das maiores vozes da música, Whitney Houston não precisava de muito para fazer uma apresentação memorável no VMA. Apresentando seu maior sucesso, Will Always Love You”, a cantora emocionou a todos e foi ovacionada em pé. Antes disso, em 1986, ela já havia quebrado barreira sendo uma das primeiras artistas negras a se apresentar na premiação, tocando “How Will I Know” e “Greatest Love of All”.
Madonna
Só foi possível que a apresentação com Britney e Cristina fosse memorável em 2003, por que a rainha do pop já havia chocado a todos apresentando a mesma música anos antes, dessa vez reinando sozinha em 1994. Com um vestido de noiva sensual, a cantora chegou a fazer movimentos que simulavam sexo e, como sempre, deixou todos boquiabertos.
Britney Spears
Apesar de ser palco de apresentações memoráveis, o VMA também tem momentos que todos gostariam de esquecer (menos nós). Britney Spears já foi a rainha de inúmeras edições da premiação. Com “I’m a Slave 4 U”, “Oops I Did It Again” e “Baby One More Time”, a loira dominou os anos 2000 do VMA. Porém, depois de sofrer com problemas pessoas e ficar afastada dos holofotes, o que deveria ser seu grande retorno foi, na verdade, uma vergonha. Em uma apresentação engessada e fora de lugar, Britney cantou “Gimme More” e impressionou pela falta de qualidade. Ela já teve a oportunidade de se redimir, mas essa para sempre ficará marcada como uma de suas piores fases.
Beyoncé
Bey também acumula apresentações memoráveis. Toda vez que ela aparece no palco, é para ser lembrada. Entre tantos momentos incríveis da cantora na premiação, é difícil destacar um só, ainda mais quando ela anunciou sua gravidez no palco. Mas, para essa lista, separamos a primeira apresentação solo dela. Depois de uma bem sucedida carreira ao lado das Destiny’s Child, Bey partiu para carreira solo e logo foi apresentar suas músicas novas no VMA. Pendurada de ponta cabeça, ela entrou no palco ao som de “Baby Boy”. Depois, ela contou com a ajuda do maridão Jay-Z para apresentar seu primeiro hit solo, “Crazy In Love”.
Spice Girls
O Girls Power chegou com as Spice Girls. No palco do VMA, as cinco meninas apresentaram “Say You’ll Be There”, no auge do seu sucesso. Vestida com seus estilos tradicionais que caracterizava cada uma, elas ainda levaram o prêmio de melhor videoclipe de dança por “Wannabe”.
Lady Gaga
Outra que só aparece se for para causar é Lady Gaga. E o VMA sempre foi motivo de comentários sobre a cantora, principalmente sobre seu visual. Foi lá que ela chegou em um ovo, por exemplo, ou usou seu icônico vestido de carne. Mas, no palco, um dos melhores momentos da cantora foi quando ela, vestida de homem, tocou “You and I” ao piano. A bela apresentação contou ainda com Brian May, guitarrista do Queen. Mesmo chamando a atenção pelos looks, é no palco que Gaga prova seu talento, e essa marcante apresentação, com certeza, entrou para a história.
Leia também: Lady Gaga faz releitura ecologicamente correta de vestido de carne