Clássicos da TV, relembre os melhores programas de namoro já exibidos
Para não ficar para trás a Band estreia seu novo programa, "Primeiro Encontro", que irá juntar casais desconhecidos; relembre quadros e programas que já eram "cupidos" na televisão muito antes disso
Não é de agora que as pessoas procuram formas alternativas de conhecer sua cara metade – atualmente, os aplicativos de relacionamentos reinam soberanos, entretanto os programas de namoro já são conhecidos de longa data das pessoas. Apostando nos “tradicionais” realities do gênero, a Band vai lançar “Primeiro Encontro”, um programa onde os participantes irão se conhecer pela primeira vez em um encontro em um restaurante. A nova atração do canal já está recebendo inscrições para quem quiser procurar quiser dar uma nova chance para o amor em suas vidas. Assim como ele, relembre outros quadros da televisão para dar um “match” entre desconhecidos.
Leia também: Listamos 10 famosos que posaram com familiares em ensaios fotográficos
Are You The One? Brasil
Representante da safra mais recente de programas de namoro na televisão, “Are You The One? Brasil” é uma versão nacional do reality americano de mesmo nome exibido na MTV. Nele, 20 participantes solteiros vão para uma casa e lá precisam encontrar seus “pares ideias”, selecionados de acordo com a consultoria de uma equipe especializada pela produção. No último episódio todos os integrantes da casa precisam encontrar seu pretendente perfeito para que todos os casais ganhem um prêmio de meio milhão de reais.
A Fila Anda
A MTV, sem dúvida lidera na quantidade de programas de relacionamento na televisão. Apresentado por Carol Ribeiro e Penélope Nova, em "A Fila Anda" 24 concorrentes disputavam para ganhar o coração de uma mulher que, ao longo dos episódios, poderia conversar com eles para testar sua proximidade, mas sem vê-los de fato. A procura pelo amor acabava quando a moça beijava os quatro finalistas e, depois, escolhia um como seu par perfeito. A atração teve duas temporadas e foi exibida no canal entre 2006 e 2007.
Beija Sapo
Uma geração de jovens foi marcada pela apresentação de “Beija Sapo” na MTV de 2005 a 2007. Comandado pela modelo Daniella Cicarelli, o programa era constituído, basicamente, por um homem ou uma mulher que precisavam escolher um entre três pretendentes vestidos de sapo ou de perereca. Amigos e familiares dos pretendentes eram chamados no palco para “defender” os sapos que, no final, eram revelados e a pessoa beijava o escolhido.
Em Nome do Amor
“É namoro ou amizade?” – quem nunca ouviu a célebre frase dita por Sílvio Santos entre 1994 e 2000 no programa “Em Nome do Amor”, exibido no SBT. Na atração, homens eram colocados de um lado do palco em formato de coração e as mulheres do outro e os participantes poderiam se analisar com um par de binóculos. No final, os casais escolhiam seus pares e dançavam uma valsa para poderem conversar. O apresentador, então, fazia a pergunta em questão e entregava um buquê de flores para os homens presentearem suas pretendentes.
Leia também: Girl Power: relembre atrizes que não ficaram em silêncio sobre machismo
Fica Comigo
Antecessor do “Beija Sapo” na MTV , “Fica Comigo” era apresentado pela atriz Fernanda Lima e os participantes precisam testar sua compatibilidade com a pessoa desejada dentre as três opções apresentadas. O desfecho acontecia quando a pessoa decidia beijar – ou não – seu pretendente escolhido.
LUV
Prevendo a onda de aplicativos de relacionamento, em 2012 a MTV lançou o programa "LUV", apresentado pela modelo Ellen Jabour, que combinava inscrições online, por aplicativo e via Facebook. A estrutura da atração era parecida com a tradicional, onde os participantes tentam conquistar a pessoa desejada e passam por provas e testes. Um dos diferenciais de "LUV" foi, além de mostrar somente casáis héteros, edições voltadas para os públicos gay, lésbico e bissexual.
Papito in Love
Um dos programas de namoro mais inusitados da televisão – que, ironicamente, teve duas temporadas – era “Papito in Love”, em que as candidatas tentavam conquistar o coração do músico Supla e, no final, precisavam escolher entre ficar com o rockstar ou levar um prêmio em dinheiro. A participante da primeira temporada optou por ficar com Supla, mas nada rolou após o programa. Já a ganhadora da segunda edição o “abandonou no altar” e ficou com o dinheiro.
Rola ou Enrola
Na tentativa de imitar o sucesso de “Vai Dar Namoro”, na Record, o “Programa da Eliana” ganhou o quadro “Rola ou Enrola”, onde um grupo de pessoas fica aguardando os convidados passarem em uma esteira e, quando entram no palco, podem fazer perguntas para escolher um pretendente para um encontro.
Vai Dar Namoro
Unanimidade no horário na tv aberta, “Vai Dar Namoro” se tornou o quadro de maior sucesso do “Hora do Faro”, programa do apresentador Rodrigo Faro exibido na Record. Nele, um grupo de homens ou mulheres ficavam sentados no palco enquanto outros participantes eram convidados para se apresentar e, no meio de muitas brincadeiras do comandante da atração, os participantes escolhiam um par para conversar e, no final, convidavam a pessoa para sair.
Leia também: Felipe Titto fala do novo ano do ''Are You The One'': "Deixa os caras transarem"
Xaveco
O SBT sempre teve grandes programas de namoro – um deles, exibido durante a década de 1990, foi o “Xaveco”, onde os participantes passavam por provas e participavam de uma “balada” no palco. O vencedor da competição conhecia seu pretendente no final do programa que era apresentado por Celso Portiolli – que era “cantado” por modelos vestidas de gatinhas em uma cama.