Deu ruim! Confira 11 vezes em que as coisas saíram do script no jornalismo
Entre respostas inesperadas e furos do "real time", problemas repentinos costumam acontecer muito no jornalismo. Confira alguns desses momentos!
Por iG São Paulo |
Entre as características do jornalismo , está a imprevisibilidade da profissão. É muito comum que em links ao vivo, ou qualquer transmissão que seja feita em tempo real, as coisas saiam do controle e registrem um resultado que estava (bem) longe do esperado – é um preço que se paga por lidar com as mais distintas situações a todo o tempo. Como isso acontece muito, o iG resolveu listar algumas vezes em que o script falhou e o ofício jornalístico foi tomado pelo repentino. Confira!
Leia também: Como Emilly se tornou a Ana Paula do "BBB 17"?
Eu quero brincar, pai!
Ter nenéns na família é uma das coisas que pode render situações imprevisíveis e até engraçadas para o jornalismo . No caso do professor Robert Kelly, jamais passaria pela cabeça que um home-office para a grandiosa BBC poderia ter um fim inesperado – e muito (mas muito) engraçado. Durante um depoimento sério que dava à emissora britânica num link ao vivo, o mestre acabou deixando escapar seu lado paizão quando seus dois filhos (muito fofos, por sinal) entraram de supetão no escritório e deixaram Robert em saia-justa.
“Eu tô c*agado de fome!”
Entrando para o time das crianças imprevisíveis, este episódio também é um marco nas gafes do jornalismo. Sem imaginar que uma resposta como essa viria, a repórter perguntou se o garotinho escolhido como entrevistado já havia comido e acabou ganhando uma resposta cômica e reveladora com direito a palavrão. Essas crianças...
Sanduíche-íche
Em reportagens também é muito comum rolar surpresa com os entrevistados. No caso da nutricionista Ruth Lemos, que parecia estar um pouquinho apreensiva para entrar falando para um link ao vivo da TV, esconder o nervosismo foi difícil e isso acabou contribuindo para que uma característica da profissional ficasse ainda mais evidenciada: a ga-ga-ga-gagueira.
Zelda Merd..Melo!
Com tantos textos, chamadas e vinhetas, é preciso ter muita atenção no momento de apresentar qualquer coisa ao vivo na televisão. No caso desse jornalista, a cabeça devia estar tão confusa que, ao chamar a colega de trabalho Zelda Melo que esperava para fazer o link com o jornal, o repórter acabou soltando um palavrão ao invés do sobrenome da parceira.
Que bode é esse, Patrícia?
A correria do hard news no mundo do jornalismo é uma loucura e às vezes deixa a gente esquecer o quanto a profissão precisa de atenção e disposição. No caso de um dos ícones de reportagem da Globo, Patrícia Poeta , esse lado ficou vulnerável e a repórter acabou aparecendo bufando numa transmissão que acabou entrando ao vivo antes do esperado. A gente entende que todo mundo cansa uma hora, Patrícia!
Você viu?
Respira, Evaristo!
Como correr e fazer jornalismo são coisas que andam juntas, Evaristo Costa até tentou, mas não conseguiu esconder um dos momentos em que tinha acabado de realizar o que os repórteres tanto fazem: voar contra o tempo. Descontraído, até brincou e revelou para a parceira de bancada: “Eu vim correndo!”.
Climão
Nesse mundo de tempo real, não são só situações engraçadas que rolam, às vezes acontece de aparecerem casos de climão também. Cesar Tralli e Cléber Machado já se estranharam durante a transmissão do SPTV. A conversa, que ganhou um tom pra lá de irônico, começou com uma provocação de Cléber e Tralli logo encerrou o diálogo: “Engraçadinho”.
Atropelamento
Ana Maria Braga é um ícone televisivo e disso ninguém duvida. A loira, que tem anos na conta de experiência nesse mundo imprevisível, já foi até atropelada numa entrevista por um carro que perdeu o controle. Mesmo com o Louro-José preocupado, no final tudo deu certo e a apresentadora ficou bem. Ufa!
Sustinho básico
Explorando um viés cinematográfico, já rolou até tombo falso da apresentadora Sandra Annenberg, um que não poderia ficar de fora da lista. Mesmo que a queda tenha sido planejada e protagonizada por uma dublê, o episódio virou hit e, obviamente, viralizou na web.
Crise de riso
Ainda que pareça que a situação não rolou ao vivo e sim num ensaio, outro momento que também não tem como deixar de fora dessa lista é o vídeo da jornalista que não se aguentou com o texto do teleprompter e caiu na risada, outro que virou sensação na internet. Assistir e não rir junto é quase impossível!
Leia também: Favorita a intercâmbio no "BBB", italiana já participou de reality sexual da MTV
Explosão
Entre respostas inesperadas e as gafes com entradas e saídas ao vivo, questões de estrutura técnica também podem rolar no jornalismo. Uma vez, uma lâmpada explodiu em um dos estúdios da Globo e deixou Rodrigo Bocardi e Jacqueline Brazil assustados. Que perigo!