Globo começa a apostar em novos autores para aumentar audiência da novela das 9

Manuela Dias pode entrar na fila de autores e escrever uma novela das 21h; horário anda com audiência abaixo da média considerada ideal

A Globo aos poucos vai abrindo espaço no seleto grupo de autores de seu principal produto: a novela das 21h. Depois de Walcyr Carrasco ("Amor à Vida", em 2013) e Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari ("A Lei do Amor", atualmente no ar), Manuela Dias, que escreveu as minisséries "Ligações Perigosas" e "Justiça" no ano passado, pode ser a próxima estreante no horário.

Leia mais:  Concorrentes apostam em novela segmentada para roubar público da Globo

A autora Manuela Dias pode escrever uma novela das 21h em 2019
Foto: Estevam Avellar/TV Globo
A autora Manuela Dias pode escrever uma novela das 21h em 2019


A Comunicação da Globo não bate o martelo oficialmente, mas deixa a possibilidade no ar, ao ser questionada se a autora realmente escreverá uma sinopse de novela para o horário. "Sinopses são constantemente encomendadas aos autores e submetidas à avaliação. Depois, o autor ainda submete à aprovação os primeiros capítulos da novela e, somente a partir desta aprovação é que confirmamos se a obra entrará ou não na grade", diz a emissora, completando: " Manuela Dias é uma talentosa autora, que já desenvolveu excelentes trabalhos em 'Ligações Perigosas' e 'Justiça' e uma proposta de novela de sua autoria para as 21 horas será analisada com o maior carinho".

Leia mais:  Manuela Dias fala sobre o sucesso da minissérie "Justiça"

Fila do horário

Manuela terá bastante tempo para desenvolver a história, já que uma trama sua só teria espaço em 2019. Depois de "A Lei do Amor", vem "A Força do Querer", de Glória Perez , em abril, Walcyr Carrasco na sequência, Aguinaldo Silva com "O Sétimo Guardião" (título provisório) em março de 2018 e João Emanuel Carneiro em seguida.

Leia mais:  Aposta da Globo em novos autores repercute na audiência e conquista a crítica

O horário vem oscilando na audiência e raramente chega aos 30 pontos com "A Lei do Amor". "Velho Chico" também deve desempenho regular, e sua antecessora, "A Regra do Jogo", sofreu com o auge de "Os Dez Mandamentos", da Record. Esses desempenhos fazem Silvio de Abreu , diretor de dramaturgia da emissora, mexer na faixa das 21h sempre que acha necessário.

Walcyr Carrasco escreverá sua segunda novela das 9, ainda este ano
Foto: Paulo Belote / TV Globo
Walcyr Carrasco escreverá sua segunda novela das 9, ainda este ano

Foi assim, por exemplo, quando decidiu produzir "Velho Chico" e adiar "A Lei do Amor", que começaria em março do ano passado, ao constatar que o público estaria saturado do modelo de história vigente às 21h, com violência, maldades e favelas. A justificativa oficial foi que a novela de Maria Adelaide e Vincent poderia sofrer com a lei eleitoral, pois teria uma trama política - praticamente varrida depois de alterações de rumo na história.

Outra mudança foi o cancelamento de "O Homem Errado", novela que Duca Rachid e Thelma Guedes vinham preparando para sua estreia às 21h e que teria Cauã Reymond como protagonista. Elas entrariam após Glória Perez. Com isso - e aliado ao Emmy que "Verdades Secretas" conquistou no ano passado mais o sucesso de "Êta Mundo Bom" às 18h - Walcyr Carrasco ficou com a vaga.

Dos autores do horário, o que tem conseguido ultrapassar as metas de audiência nos últimos anos é Aguinaldo Silva - caso de "Fina Estampa" (2011) e "Império". É dele também "Senhora do Destino" (2004), maior sucesso das 21h neste século. A Globo está de olho em renovar o time de autores e aos poucos - e com cautela, já que a novela das 21h, tida como seu mais importante produto, é que está em jogo - tem aberto espaço para isso. Quem ganha com isso é o telespectador, vendo novas ideias e tramas oxigenando o gênero.