Tamanho do texto

Eles são os responsáveis por salvar a vida dos nossos personagens favoritos. Para comemorar dia do médico, veja os que marcaram a televisão brasileira

O Dia do Médico é comemorado nesta terça-feira (18). Para homenagear os profissionais, o iG preparou uma lista com dez  doutoras e os doutores  que também já salvaram as vidas de nossos personagens favoritos nas novelas.

Qual é o seu médico  que você mais gosta?

Leia mais:  Novelas da Globo dos anos 70 e 80 que emocionaram e marcaram época

César Andrade – Por amor (1998)

O médico César Andrade interpretado por Marcelo Serrano em
Reprodução
O médico César Andrade interpretado por Marcelo Serrano em "Por Amor"

Do interior de São Paulo à classe média carioca, César Andrade ( Marcelo Serrado ) foi o exemplo do bom moço. O jovem médico era extremamente grato à sua madrinha Helena ( Regina Duarte ), devido ao fato dela ter custeado grande parte dos seus estudos, livros e até mesmo uma viagem para o exterior. De um lado, namorava a estudante de medicina Anita ( Flávia Bonato ) e, de outro, sentia uma paixão secreta pela filha de sua madrinha, Maria Eduarda ( Gabriela Duarte ). O médico foi obrigado a enfrentar um momento muito complicado durante a trama: fazer o parto da amada e ver o bebê recém-nascido morrer. Diante desse cenário, Helena resolve trocar a criança por outra e, sabendo disso, o médico carrega o fardo em si pelo resto do enredo. A novela de 1998 propunha aos telespectadores uma pergunta muito simples: “O que você seria capaz de fazer por amor?”.

Edu – Laços de família (2000)

Carolina Dieckmann e Reynaldo Gianecchini em
Reprodução/Memória Globo
Carolina Dieckmann e Reynaldo Gianecchini em "Laços de Família"

A novela foi marcada por um triângulo amoroso polêmico com um médico: Helena ( Vera Fischer ), Edu ( Reynaldo Gianecchini ) e Camila ( Carolina Dieckmann ). Edu tinha acabado de se formar em medicina e, durante um acidente de carro, cruzou a sua vida com a de Helena. Os dois embarcam em um relacionamento e, nesse meio tempo, ele conhece Camila, a filha da sua namorada. Entre conversas e confissões, eles se apaixonam e Helena se afasta para deixar a filha ser feliz com o então ex-namorado. Os dois se jogam no romance e Edu fica ao lado de Camila até o fim da sua cura contra a leucemia.


César Andrade de Melo – "Mulheres Apaixonadas" (2003)

O médico César Andrade de Melo com sua amante Helena(Christiane Torloni)
Reprodução/Memória Globo
O médico César Andrade de Melo com sua amante Helena(Christiane Torloni)

Mais um médico César para a lista! Conhecido por ser rigoroso e exigente, o profissional interpretado por  José Mayer  é temido e, ao mesmo tempo, admirado por todos. O galã também é responsável por abalar o casamento de Helena ( Christiane Torloni ) com Téo ( Tony Ramos ), após se reencontrar com a mulher que era seu amor na juventude. O neurocirurgião, apesar de ter uma vida amorosa conflituosa, demonstrava competência e seriedade na hora de realizar o seu trabalho.


Daniel Freitas – Ciranda de Pedra (2008)

Marcello Antony e Ana Paula Arósio em
Reprodução/Memória Globo
Marcello Antony e Ana Paula Arósio em "Ciranda de Pedra"

Exibida às 18h na Globo, a novela trouxe um personagem importante para a trama: o Dr. Daniel Freitas ( Marcello Antony ). O médico atendia comunidades carentes e sempre colocava a profissão em primeiro lugar. Ele foi o responsável por tratar dos distúrbios mentais de Laura ( Ana Paula Arósio ). Entretanto, no decorrer da trama os dois se apaixonam e têm uma filha, Virgínia, o que desencadeia uma série de acontecimentos na vida do casal.

Lucas – Caminho das Índias (2009)

O médico Lucas por Murilo Rosa em
Reprodução/Globo
O médico Lucas por Murilo Rosa em "Caminho das Índias"

A primeira novela brasileira a vencer o Prêmio Emmy Internacional, trouxe Murilo Rosa vivendo Lucas, um médico compenetrado e dedicado à profissão que se envolve com Duda ( Tânia Khalil ). Seu filho precisava ser internado às pressas e o médico surge na trama para salvá-lo. Apesar de realizar uma cirurgia sem o consentimento da mãe, Lucas salva a vida da criança e tenta conquistar Duda a todo custo – resultando em casamento entre os dois.

Leia mais:  Novelas da Globo dos anos 2000 que mexeram com o público

Danielle Fraser – Fina Estampa (2011)

Danielle (Renata Sorah) teve seu diploma cassado durante a trama
Divulgação/TV Globo
Danielle (Renata Sorah) teve seu diploma cassado durante a trama

Renata Sorrah interpretou a médica Danielle Fraser na novela. Especialista em fertilidade dirigida, a doutora auxilia Esther ( Júlia Lemmertz ) a realizar o seu sonho de ser mãe. Entretanto, a médica acaba por se interessar amorosamente pela paciente, o que desencadeia uma série de conflitos durante a trama.


Lúcio – A Vida da Gente (2011)

Thiago Lacerda vive momento romântico com Fernanda Vasconcellos em
Reprodução/Memória Globo
Thiago Lacerda vive momento romântico com Fernanda Vasconcellos em "A Vida da Gente"

O neurocirurgião Lúcio foi um dos profissionais que arrancou suspiros dos telespectadores. Além de ser interpretado pelo galã Thiago Lacerda , o profissional era dedicado, ético, atencioso e construía vínculos com seus pacientes acreditando que a afetividade ajudaria nos processos de cura. Além disso, Lúcio tinha uma ONG de atendimento a crianças com dificuldades motoras, onde também exercita seu saber da medicina. Viúvo e estéril, o doutor possuía um temperamento meio solitário, que muda com a chegada de Ana ( Fernanda Vasconcellos ).


Paloma – Amor à Vida (2013)

Paolla Oliveira interpretando Paloma em
Reprodução/Memória Globo
Paolla Oliveira interpretando Paloma em "Amor à Vida"

Na polêmica novela que foi ao ar em 2013, Paolla Oliveira deu a vida à uma antiga hippie que decide entrar de cabeça no mundo da medicina. A atriz visitou hospitais para vivenciar a rotina dos médicos e conseguir emplacar a personagem com mais realidade. Na trama, ela é uma mãe que teve sua filha roubada e descartada numa caçamba de lixo pelo seu próprio irmão, Félix ( Mateus Solano ). A pediatra então tem que conciliar seu drama familiar com sua vida amorosa e, claro, sua profissão que mal começou e já não está sendo nada fácil.


Amarilys – Amor à Vida (2013)

Amarilys interpretada por Danielle Winitis
Reprodução/Memória Globo
Amarilys interpretada por Danielle Winitis

"Amor à Vida" trouxe muitas personagens médicas para a TV e, entre elas, estava a dermatologista do hospital San Magno, Amarilys ( Danielle Winits ) e melhor amiga de Paloma (Paolla Oliveira). A médica – que era bastante sentimental – aceita ser barriga de aluguel dos seus dois grandes amigos, Niko ( Thiago Fragoso ) e Eron (Marcello Antony). Entretanto, durante a trama, Eron se interessa pela amiga, desencadeando uma série de conflitos e discussões sobre bissexualidade.


Emílio – Velho Chico (2016)

O médico Emílio interpretado por Leopoldo Pacheco em
Reprodução
O médico Emílio interpretado por Leopoldo Pacheco em "Velho Chico"

Mais recente, a novela "Velho Chico" comoveu o coração dos telespectadores não só pela sua trama, mas também pelas mortes durante as gravações, como o do protagonista, Santo ( Domingos Montagner ). O personagem interpretado por Leopodo Pacheco , Emílio, foi o agente principal para a manutenção da saúde dos moradores da cidade de Grotas. Sem medir esforços, o médico auxiliou o parto de Eleonor ( Marina Nery ) que, apesar de ter sido complicado, deu à luz uma filha saudável.


Leia mais:  Camila Pitanga volta a gravar "Velho Chico" e faz apelo: "Orem por mim"

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.