Tamanho do texto

Professores e famosos ensaiam duas horas por dia, de terça a sábado, e vivem clima de reality show nos bastidores

A atual temporada do quadro "Dança dos Famosos" está há um mês no ar e tem movimentado as redes sociais e a audiência dos domingos da Globo. No Twitter, por exemplo, as torcidas de Arthur Aguiar , Viviane Araújo e Agatha Moreira  estão sempre presentes. Mas além de ter o seu artista preferido, você sabe o que acontece fora do palco? Que horas os famosos e professores chegam para a gravação do "Domingão"? Como são montadas as coreografias? O iG Gente foi atrás do clima dos bastidores do programa. 

Mulheres se apresentam no forró na 'Dança dos Famosos'
Divulgação/Globo
Mulheres se apresentam no forró na 'Dança dos Famosos'


Tempo de ensaio

Na semana da apresentação, os participantes ensaiam de terça a sábado, duas horas por dia. Os ensaios acontecem em uma casa montada no Projac, no Rio de Janeiro. A casa ainda tem sala com televisão, que exibe as coreografias já apresentadas no programa, e duas salas de ensaio, ou seja, dois famosos e seus pares ensaiam por horário. "Na sexta-feira também fazemos a prova do figurino e o no sábado geralmente o ensaio é mais livre e descontraído", conta Edgar Fernades, professor de Negra Li na atração. 

Também é proibido ensaiar fora do horário da reservado na casa. "Eu e a Negra nos tornamos amigos e conversamos e saímos para almoçar, mas a gente nem fala tando da 'Dança'", diz Edgar. 

Clima de reality show

Na casa, a sensação é de estar em reality show. Além de ensinar e aprender os passos e pegadas, famosos e professores ou bailarinas são "vigiados". Segundo fontes do iG, os participantes da "Dança" usam microfones praticamente o tempo todos. Além disso, nas salas de ensaio há câmeras escondidas atrás dos espelhos. Professores e famosos não sabem o que está sendo gravado e o que será exibido durante o "Domingão". 


A produção também pede que celebridades e professores não se encontrem nos bastidores. Eles chegam separados, cada um faz a sua maquiagem e eles só devem se encontrar ali na casa, já microfonados. Assim, esse primeiro encontro pode render alguma imagem ou reação interessante para a edição. 

Produção promove alguns encontros para 'animar' os ensaios. Nesta semana, Carol Paixão (Rodrigo Santana) invadiu os treinos de Viviane Araújo
Reprodução/Globo
Produção promove alguns encontros para 'animar' os ensaios. Nesta semana, Carol Paixão (Rodrigo Santana) invadiu os treinos de Viviane Araújo

Ainda são promovidas visitas surpresas aos famosos. Nesta edição, Viviane Araújo já recebeu Ailton Graça , e Rodrigo Santana , como a personagem Carol Paixão, invadiu os ensaios e tirou fotos e brincou com os concorrentes. 

Longe dos ensaios, os professores que não são do Rio de Janeiro dividem apartamentos. Na semana que os homens famosos dançam, os professores voltam para suas cidades. 

Coreografia

A coreografia é totalmente de autoria do professor ou da bailarina. Eles recebem a música, escolhida pelo programa, e geralmente têm dois dias para montar a coreografia e apresentá-la à produção. 

Acrobacia e pegadas são invenções dos professores e bailarinas, responsáveis pela coreografia do quadro
Reprodução/GShow
Acrobacia e pegadas são invenções dos professores e bailarinas, responsáveis pela coreografia do quadro



Até a hora do valendo

Negra Li na apresentação do forró na 'Dança dos Famosos'
Divulgação/TV Globo
Negra Li na apresentação do forró na 'Dança dos Famosos'

Depois de passarem a semana nos ensaios, concorrentes e professores voltam para São Paulo para a gravação do "Domingão". "Chegamos ao estúdio umas 11h e vamos nos preparar. Por volta de 14h fazemos as passagens de coreografia no palco e ficamos ali, prontos, até a hora do 'Dança'", fala Edgar. 

Facilidade de um lado, estresse do outro

A cada semana, jurados comentam no palco do "Domingão" que a competição fica mais complicada. Edgar Fernandes dá a sua opinião. "Com o passar o tempo, vai ficando mais fácil para o artista, que pega mais rápido os movimentos e se acostuma com a dança. Mas, ao mesmo tempo, os nervos vão ficando cada vez mais à flor da pele. Tem a pressão de se manter em primeiro... Por isso, no geral, fica mais difícil". 

Nesta semana, as mulheres dançam rock. Os competidores ainda terão mais um ritmo até começar as eliminações e a fase da repescagem. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.