Tamanho do texto

Série termina na semana que vem depois de quatro anos e meio no ar e Kiko Mascarenhas dá detalhes dos bastidores

Na noite de terça-feira (1) foi ao ar o penúltimo episódio da série "Tapas & Beijos". O programa se despede na próxima semana depois de quatro anos e meio no ar. Em um papo com o iG Gente , Kiko Mascarenhas , que deu vida ao advogado Tavares no seriado, conta como foi a despedida do elenco e o que rolou no último dia de gravação: "Praticamente apaguei a luz". 

Kiko Mascarenhas e parte do elenco no último dia de gravações de 'Tapas & Beijos'
Reprodução/Instagram
Kiko Mascarenhas e parte do elenco no último dia de gravações de 'Tapas & Beijos'


Parte do elenco gravou as últimas cenas no dia 19 de agosto e o restante no dia 20. Kiko estava na segunda leva. "Eu lembro da Clara Kutner , que dirigiu as últimas cenas, ir anunciando: ‘última cena do Chalita, útima cena do PC'. E quando ouvi ‘última cena do Tavares’ foi uma coisa… Eu tive que me segurar para fazer, e ainda era uma cena muito engraçada. Era mesmo o final dele, a última cena dele na série", detalha Kiko. 

Cada ator foi sendo chamado para encerrar os seus personagens. Segundo Kiko, eles atuaram pouco, só tinham alguns complementos para gravar. "Era uma ceninha de cada um. Eu acho que era o que tinha mais cenas e fui vendo os outros indo embora e eu fui ficando", lembra. Depois da gravação, foi impossível segurar a emoção. "Foi  bom porque não tinha muita testemunha para ver o escândalo que eu dei", conta aos risos. 

Kiko Mascarenhas como Tavares, de 'Tapas & Beijos'
Reprodução/TV Globo
Kiko Mascarenhas como Tavares, de 'Tapas & Beijos'


"Eu me acabei [de chorar]. Todas as fotos que tiramos naquele dia, estou um sapo boi. Não sei te dizer quem mais chorou. A Andrea [Beltrão] e a Fernanda [Torres] se despediram um dia antes. Mas eu soube que elas se acabaram, sofreram, deitaram no chão de chorar. Você não está só se despedindo do programa. Está se despedindo do personagem que criou, da equipe deliciosa", afirma.

Quatro anos e meio com gravações de segunda a quinta

A gente não queria aquela sensação: ‘esse programa está há tanto tempo no ar que poderia sair’. A gente sai num momento bom de audiência"

Kiko relembra como foi a decisão de encerrar "Tapas & Beijos" em 2015: "Foram quatro anos e meio e, na verdade, era para ter terminado no ano passado. Resolveu-se esticar mais meia temporada para que as pessoas tivessem tempo de se despedir, de realizar esse final". O adeus foi anunciado em uma coletiva de imprensa no em abril deste ano. 

A decisão por acabar o programa não foi repentina. "O final da série era pensado já há bastante tempo. Talvez desde o segundo ano a gente já tinha discutido o quão valeria a pena encerrar com o programa ainda fazendo sucesso. A gente não queria aquela sensação: ‘esse programa está há tanto tempo no ar que poderia sair’. A gente sai num momento bom de audiência, que tem subido com os últimos episódios", avalia Kiko.

Fernanda Torres e Andrea Beltrão no episódio de 'Tapas & Beijos' que foi ao ar na noite de terça-feira (1)
Reprodução/TV Globo
Fernanda Torres e Andrea Beltrão no episódio de 'Tapas & Beijos' que foi ao ar na noite de terça-feira (1)


Neste tempo, os atores gravaram "Tapas & Beijos" todas as semanas, de segunda a quinta-feira. Aos finais de semana o elenco era liberado para outros projetos, como teatro. "Em quatro anos e meio de série, nunca vi uma briga ou um clima ruim. E era convivência intensa, o dia inteiro. Mas a produção nos liberava para fazer teatro e outros projetos. Todos nós tivemos uma carreira no programa e também fora", explica o ator. 

Chamado pelo nome

Kiko se despede de Tavares com aquele gosto de dever cumprido. "O Tavares me marcou muito. Sempre que fiz TV, as pessoas me chamaram pelo nome do personagem. No início foi a mesma coisa com o Tavares, mas de uns tempos para cá, as pessoas procuraram saber quem era o ator que fazia o Tavares e hoje me chamam pelo nome", fala Kiko.

Todos nós tivemos uma carreira no programa e também fora""

A novidade é comemorada, mas ainda causa estranhamento no ator, no bom sentido. "Ainda não me acostumei com isso. Estou no aeroporto e alguém chama Kiko. Eu penso que é alguém do colégio, um amigo e não alguém que me conhece da TV e quer uma foto. O Tavares me trouxe uma exposição e um reconhecimento que foi difícil de me despedir". 

"Mister Brau" e teatro

Agora, Kiko tem um tempo para respirar, mas já emenda novos trabalhos. Nesta sexta-feira (4), ele estreia como produtor e ator da peça "O Camareiro", no Teatro Porto Seguro, em São Paulo. Além disso, está no elenco de "Mister Brau", série que substitui "Tapas & Beijos" na programação da Globo. 

"Chegou uma hora que era ensaio da peça, 'Tapas' e 'Brau'. Como uma série substitui a outra, precisava de uma gaveta. Às 8h da manhã gravava 'Tapas', de tarde estava no 'Brau' e, à noite, pensava na peça", explica. "Agora está muito melhor", brinca Kiko. 

Kiko Mascarenhas no cenário de 'O Camareiro'
Aretha Martins/iG
Kiko Mascarenhas no cenário de 'O Camareiro'




    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.