A novela "Caminho das Índias" está de volta no "Vale a Pena Ver de Novo", da Globo, nesta segunda-feira (27)

"Caminho das Índias" foi ao ar em 2009, mesmo ano em que foi vencedora do prêmio Emmy Internacional de melhor novela. O sucesso da trama, que retratava as peculiaridades da cultura indiana em contraponto com a brasileira, foi enorme: roupas e expressões usadas na novela viraram mais que moda, foi uma febre total.

Raj (Rodrigo Lombardi), Maya (Juliana Paes) e Bahuan (Márcio Garcia) eram os protagonistas da trama
Reprodução
Raj (Rodrigo Lombardi), Maya (Juliana Paes) e Bahuan (Márcio Garcia) eram os protagonistas da trama

O figurino de personagens como Maya ( Juliana Paes ) e Surya Ananda ( Cleo Pires ) começaram a ser vendidos em todos os lugares. Batas coloridas, roupas com cores fortes e até saris (vestes típicas indianas) passaram a fazer parte do guarda-roupa de muitas brasileiras. 

Além disso, os acessórios também bombaram. Pulseiras de metal multicoloridas, brincos gigantes e bindis (símbolo do terceiro olho) saíram da novela direto para as ruas. Na maquiagem, o uso do kajal (tipo de lápis de olho) virou tendência.

Mas não foram só os itens indianos que fizeram sucesso. Norminha ( Dira Paes ) lançou a moda do sutiã aparecendo na blusa. Com certeza você lembra de ter ouvido (e não foi pouco) a frase "você não vale nada, mas eu gosto de você", da música tema da personagem brasileira.


Pra falar

A novela influenciou também as expressões utilizadas no dia a dia. "Are Baba" ("Ó, Deus; Nossa), "Namastê" (cumprimento) e "Tik Tik" ("sim, sim") passaram a ser parte do cotidiano brasileiro. 

Pra comer

Nos programas de televisão, receitas de pratos típicos começaram a ser ensinadas. O tempero curry, muito utilizado na comida indiana, passou a ser usado na cozinha brasileira.

Comidas Indianas
Reprodução
Comidas Indianas

Pra dançar

As danças da novela também viraram moda e as escolas de dança indiana ficaram abarrotadas. Pronto! Agora que você já se atualizou (ou relembrou) o que virou febre há seis anos, você também vai querer dançar as músicas que foram tema da novela e, certamente, também devem voltar com tudo. Assista ao vídeo e entre no clima.



    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.