Renato Livera, o Simut da trama bíblica, vive o primeiro personagem "do bem" e tinha esperança de cultivar a barba

Acordar e raspar a cabeça. Esta é a rotina de Renato Livera para dar vida a Simut na novela "Os Dez Mandamentos", da Record. O ator ainda precisa depilar os pelos do corpo para encarnar o egípcio na trama bíblica. "No começo eu demorava, tinha muito cuidado com a cabeça. Agora estou acostumado e em 30 minutos está pronto. E tem que fazer todo dia. É acordar e raspar porque o cabelo já começa a apontar", conta o ator ao  iG Gente .

No papo, ele dá mais detalhes de como é se transformar em Simut, o primeiro personagem "do bem" da carreira na TV, fala do reconhecimento nas ruas e também sobre a sua vida pessoal. 


Adeus barba e cabelo

Quando foi chamado para "Os Dez Mandamentos", Renato tinha a esperança de manter o visual que mais gosta. "Jurava que iria fazer um hebreu e poderia deixar barba e cabelo mais comprido. Sempre pensei: 'Deixa eu fazer alguma coisa com barba? É muito chato fazer barba todos os dias'", lembra. 

"Estava com essa esperança, mas quando cheguei lá, me botaram para fazer um personagem egípcio, o figurino era saia e teria que ficar totalmente raspado. Foi um susto no começo", completa. Mas mudar faz parte do trabalho de ator. "É identidade do personagem que você carrega para o cotidiano. Fui me acostumando", afirma. 

Renato usa maquininha na perna, mas o resto do corpo e a cabeça devem ser raspados com gilete. "Tem que se com gilete para a cabeça ficar como bundinha de nenem. Mas agora eu comprei uma super gilete e estou muito bem", explica. 

Personagem bonzinho

"Os Dez Mandamentos" é a terceira novela de Renato Livera na Record. Em "Máscaras" (2012) e em "Pecado Mortal" (2014), o ator interpretou vilões. Agora ele comemora fazer um personagem do bem como Simut. "No vilão tem que jogar com o sinismo e com a ironia e é difícil fazer isso o tempo todo sem soar falso. Queria trabalhar um outro registro, ser mais espontâneo e verdadeiro. No vilão você até consegue se esconder, mas no cara do bem, não". 

O ator ainda vibra com o reconhecimento nas ruas, o que não tinha acontecido nas outras novelas na emissora. "Em 'Pecado Mortal' eu não tive esse retorno. Agora vejo as pessoas comentando, sou abordado nas ruas", compara. "O Simut é um personagem muito carismático e que retrata bem essa coisa romântica e inocente. Agrada quem assiste. As crianças e os adolescentes se identificam com ele", analisa. 

Renato Livera e a namorada
Sergio Baia e Divulgação
Renato Livera e a namorada

Romântico na TV e fora dela

Simut ainda é um personagem apaixonado. Ele tenta conquistar Karoma (Roberta Santiago), mas até agora não teve sucesso. "Ele é muito inocente e romântico e tenta fazer tudo pela Karoma", resume. 

Na vida real, romantismo também caminha ao lado de Renato. "Sou bastante romântico, sempre fui. Estou namorando e estou amarradão. Sou desses de construir histórias longas", explica. O ator namora há um ano e meio Sayonara Sarti, sua assessora de imprensa. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.