Paulo Ricardo, Sandy e Thiaguinho dão opiniões sobre as bandas, mas não tem contato com músicos fora do palco

Jurados são uma atração a parte nos programas musicais. Na atual temporada do "Superstar", Paulo Ricardo , Sandy e Thiaguinho são os responsáveis por opinar e ajudar a decidir o futuro das bandas. Mas será que eles podem também ser técnicos, como Lulu Santos , Claudia Leitte , Carlinhos Brown e Daniel foram no "The Voice"? 

Paulo Ricardo, Sandy e Thiaguinho são os jurados do 'Superstar'
Divulgação/TV Globo
Paulo Ricardo, Sandy e Thiaguinho são os jurados do 'Superstar'


Os dois programas têm propostas diferentes. Enquanto no "The Voice" os técnicos convivem com candidatos, dão dicas pessoalmente e ajudam na escolha do repertório, a ideia do "Supestar" é que os jurados apenas tenham contato com as bandas ali no palco, depois das apresentações. 

Mesmo nesse pouco tempo, as bandas já se sentem "treinadas" pelos jurados. "Um vizinho nos falando alguma coisa é interessante, o amigo da escola também. Mas imagina isso de três pessoas com bagagem como eles? É mais interessante ainda", avalia Diego Paraíba, percursionista da Banda Zaíra. 

Na primeira fase, cada banda aprovada escolhia um padrinho. A decisão ajudou a montar os grupos da segunda etapa do programa. Agora, a cada domingo, as bandas de cada padrinho de apresentam e as cinco mais bem votadas pelo público avançam. O padrinho salva mais uma. 

Zaíra tem Sandy como madrinha e segue na competição. "Só dela falar depois da apresentação e mandar boas enerigas, já está sendo técnica", resume Diego. 


Os participantes também vêem uma vantagem no formato do Superstar. Eles podem não ter um contato mais pessoal com o jurado, mas conseguem receber opiniões de todos os lados. "Eles viram nossos técnicos no momento que conversam com a gente sobre a música e a apresentação ali no palco. E como os três podem falar, os três também viram técnicos", explica Fabio Lessa, baixista e diretor musical da banda Devir. 

Para Fábio, ainda há mais um ponto interessante: a surpresa. Nem Paulo Ricardo, nem Sandy e nem Thiaguinho sabem o que a banda que está atrás do telão irá apresentar. "É legal essa expectativa. Eles não sabem o que vai rolar, assim como o público e a plateia não sabem. E essa surpresa é legal para eles votarem baseados no que sentiram ali, naquela hora", analisa. 

Elogios e só elogios

Desde a estreia do "Superstar", a atuação dos jurados tem movimentado as redes socias. Sandy tem a sua legião de fãs, mas também sofre críticas de que é muito boazinha, assim como os outros. Até Fernanda Lima já deu uma "chamada" nos jurados, dizendo durante um dos programas que eles não deveriam ficar acanhados nos comentários caso não gostassem de alguma coisa. 

Por enquanto, Paulo Ricardo parece o mais crítico. No domingo passado, por exemplo, ele reclamou da Devir, que fez uma versão de "All about that bass", misturando inglês e português. 

Neste domingo é a vez de Thiaguinho apresentar as suas bandas e salvar uma delas para a próxima fase. E, por enquanto, a assessoria do programa não sabe se nas fases seguintes os jurados terão ou não mais contato com as bandas. 


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.