Campanhas de fim de ano da TV Globo estão no ar há 40 anos. Relembre as mais marcantes
"Hoje, é um novo dia, de um novo tempo, que começou..." Quem estava ligado na Globo em algum fim de ano entre 1971 e 2011, certamente se lembra desta canção. E quem não estava? Sendo assim, é quase em coro que os brasileiros ecoam o marcante refrão: "Hoje a festa é sua, hoje a festa é nossa, é de quem quiser, quem vier..." Em 2011, a música ganha status de hino, sendo cantada pelo mais popular cantor do Brasil:
Roberto Carlos
.
Leia também: Roberto Carlos: "Senti falta de gravar o especial de fim de ano"
Cantando diante de um grande elenco, o ídolo é o destaque da campanha de fim de ano da Globo para o Reveillon 2012. Na primeira parte da campanha, apresentadores da casa fazem dublê de atores, interpretando personagens populares:
Xuxa
é a babá,
Fausto Silva
é o garçom,
Ana Maria Braga
faz a cozinheira, William Bonner
é o carteiro, entre outros.
Logo depois, Roberto Carlos aparece entoando a famosa canção, e atrás dele o elenco de astros e estrelas da emissora também cantarola a letra de "Um Novo Tempo", canção composta por Nelson Motta
e os irmãos Marcos Valle
e Paulo Sérgio Valle
em 1971, para ser o fundo musical da primeira campanha de fim de ano que a Globo colocou no ar. Na época, em preto e branco, os atores e atrizes do elenco da emissora, vestindo roupas elegantes, cantavam a canção em um palco.
De lá para cá, as campanhas foram se sofisticando, e algumas marcaram época - quase todas trouxeram como tema musical "Um Novo Tempo". Relembre a seguir as mais inesquecíveis nesses 40 anos.
1978
1979 seria o Ano Internacional da Criança. Antenada com a data, a campanha global do final de 78 trazia o elenco da emissora contracenando com uma multidão de crianças. Rodada em película de cinema, a campanha mostrava os atores brincando em um parque de diversões, ao lado dos pequeninos. O elenco do "Sítio do Picapau Amarelo" da época aparece em destaque, assim como as atrizes Sônia Braga
e Joana Fomm
, estrelas de
"Dancin' Days", o grande sucesso daquele momento
- as duas surgem carregando crianças em plena discoteca, cenário da novela. O arranjo da música também acompanhou a moda e veio em ritmo de discoteca.
1985
No final de 85, "Roque Santeiro" era o grande sucesso da TV brasileira - atualmente,
a novela está no ar em reprise no Canal Viva
. Portanto, a Globo optou por colocar o elenco da novela no cenário principal da história: a praça de Asa Branca. A vinheta mostrava os personagens correndo para a praça, e caía a noite. Via-se então a praça toda iluminada com luzes natalinas, e os atores da novela cantando "Um Novo Tempo".
1989
"Não tem pra ninguém, a Globo 90 é nota 100!" Essa era a música tema no final de 89, descartando a clássica "Um Novo Tempo". A Globo se preparava para comemorar 25 anos em 1990, e a campanha trazia o gigantesco elenco de estrelas da casa, dividido em setores, cada um vestindo uma cor. É até hoje uma das mais emocionantes. Vale a pena ver de novo no YouTube, e constatar que muitos astros continuam no ar na Globo. Os penteados são uma atração à parte.
1991
"Invente, tente, faça um 92 diferente". Novamente a emissora inovava. A ideia era mostrar os artistas da Globo desempenhando funções artísticas inusitadas. Assim,
Fátima Bernardes
fazia um número de sapateado,
Adriana Esteves
dançava ballet,
Glória Maria
cantava. E Xuxa surgia fantasiada de diva negra, estrelando um dueto ao lado de Grande Otelo
: o samba "Boneca de Piche".
1992
No final de 92, a Globo trouxe uma campanha que lembra um pouco a atual, de 2011. Cada vinheta mostrava um setor do trabalho brasileiro. Ao final, um dos astros da emissora mostrava o rosto, revelando fazer parte daquele universo. Assim, Renato Aragão
era bombeiro,
Tony Ramos
vivia um lixeiro, Andréa Beltrão
era secretária, Xuxa trabalhava em uma construção.
Leia também: Xuxa recebe convidados famosos em show beneficente de Natal
1996
No final de 96, as vinhetas mostravam imagens de crianças em preto e branco. As imagens iam se transformando, revelando quem eram aqueles pequenos: futuros astros da emissora, como Regina Duarte,
Glória Pires
, Tarcísio Meira
e Fátima Bernardes.
Leia também: Fátima Bernardes se despede do "Jornal Nacional"
2000
A campanha, marcando os 35 anos da Globo, mostrava grandes momentos da história da emissora. E depois surgia o habitual encontro dos artistas da casa, brindando com champanhe em clima de Reveillon.