Relembre os brasileiros que já passaram pelo Oscar
Neste domingo (26), os flashes estarão voltados para as estrelas de Hollywood que estarão na disputa pela estatueta do Oscar.
O Brasil, que já figurou entre os indicados várias vezes, ficou de fora da categoria de Melhor Filme Estrangeiro deste ano, mas não deixará de marcar presença na festa. A animação "Rio", de Carlos Saldanha , foi indicada na categoria Melhor Canção Original, com a música "Real in Rio". A canção disputará o prêmio com "Man or Muppet", de Bret McKenzie , tema do filme "Os Muppets"
Siga o iG Gente no Twitter e receba as notícias das celebridades em tempo real
Carlinhos Brown e Sérgio Mendes , intérpretes de "Real in Rio", são os únicos representantes do País na cerimônia deste ano. Vários brasileiros já passaram pelo tapete vermelho e dividiram os holofotes com as estrelas e astros de Hollywood.
FOTOS: As transformações visuais das atrizes
De F ernanda Montenegro , indicada à Melhor Atriz por "Central do Brasil" em 1998, a Caetano Veloso , que se apresentou na premiação em 2003, relembre os brasileiros que já participaram do maior festa do cinema:
Em 1986, "O Beijo da Mulher Aranha" foi indicado em quatro categorias do Oscar, incluindo Melhor Filme. O filme impulsionou a carreira de Sonia Braga em Hollywood, que passou a atuar em várias produções por lá.
Na ocasião, a atriz, que estava no ápice de sua popularidade no Brasil depois de estrelar a novela "Gabriela", compareceu à cerimônia e roubou os holofotes no tapete vermelho, esbanjando sensualidade.
"O Beijo da Mulher Aranha" foi um grande sucesso nas bilheterias americanas em 1985, fazendo com que Hector Babenco , diretor do filme, se tornasse um nome reconhecido mundialmente. O argentino naturalizado brasileiro esteve na cerimônia realizada no início de 1986 e viu, emocionado, William Hurt ganhar o Oscar de Melhor Ator por sua atuação no longa.
O papel rendeu a primeira indicação a um ator interpretando um homossexual. Em seu discurso de agradecimento, William mencionou os "brasileiros corajosos que ajudaram a realizar o filme", e ainda disse algumas palavras em português: "Saudade, Brasil".
"O Quatrilho" foi indicado na categoria Melhor Filme Estrangeiro em 1996, mas perdeu para o russo "O Sol Enganador". O diretor do filme, Fábio Barreto , e as atrizes Glória Pires e Patrícia Pillar , marcaram presença na premiação.
Em 1998 foi a vez do irmão de Fábio, Bruno Barreto , ter seu filme indicado ao Oscar. "O Que é isso companheiro?" concorreu na categoria Melhor Filme Estrangeiro. Mas não levou a estatueta dourada. O filme foi derrotado pelo checo "Kolya".
Em 1999, o Brasil ficou torcendo para Fernanda Montenegro . Indicada na categoria de Melhor Atriz por "Central do Brasil", ela perdeu o prêmio para Gwyneth Paltrow , ganhadora por seu papel em "Shakespeare Apaixonado".
Fernanda compareceu à premiação na companhia de Walter Salles , diretor do filme, e do ator mirim Vinícius de Oliveira , seu colega de elenco no longa.
Caetano Veloso se apresentou na maior premiação do cinema em 2003. Ao lado da cantora mexicana Lila Downs , ele interpretou "Burn It Blue", música tema do filme "Frida", indicada como "Melhor Canção Original".
O longa recebeu mais cinco indicações, incluindo melhor atriz para Salma Hayek , mas levou apenas as estatuetas de Melhor Maquiagem e Melhor Trilha Sonora.
Caetano, foi aplaudido e agradeceu ao público em português, dizendo "obrigado".
Fernando Meirelles disputou o prêmio de Melhor Diretor por "Cidade de Deus" na cerimônia de 2004 com grandes nomes do cinema. Peter Jackson acabou levando a estatueta por "O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei".
O filme brasileiro recebeu mais três indicações, mas não saiu vencedor em nenhuma das categorias. Fernando não pareceu muito surpreso com a derrota. “Venceu o que era lógico e razoável. A Academia criou esse prêmio para valorizar e promover o cinema americano. 'Cidade de Deus' era reconhecidamente a zebra mais listrada deste ano. Acho até que fomos longe", declarou o diretor à revista "IstoÉ" na ocasião.
_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=gente%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1597651327930 &_c_=MiGComponente_C Em 2005, Gisele Bundchen brilhou no tapete vermelho do Kodak Theater. A modelo acompanhou Leonardo DiCaprio , seu namorado na época, que foi indicado à Melhor Ator por "O Aviador". O vencedor na categoria foi Jamie Foxx , pelo filme "Ray", em que interpretou o músico Ray Charles .
_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=gente%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1597651328512 &_c_=MiGComponente_C
Na última cerimônia do Oscar, em 2011, Camila Alves foi quem roubou os holofotes no tapete vermelho. A modelo brasileira acompanhou o marido, o ator americano Matthew McConaughey .
Em 2011, "Lixo Extraordinário', silme sobre o lixão carioca de Jardim Gramacho, concorreu ao Oscar de Melhor Documentário, mas perdeu para o americano "Inside Job".
Vik Muniz , diretor do documentário, marcou presença na premiação. _CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=gente%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1597651328947 &_c_=MiGComponente_C