A
brasileira Fernanda Torres concorre na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama no Globo de Ouro, que acontece neste domingo (5). No filme Ainda Estou Aqui , dirigido por Walter Salles, a atriz vive Eunice Paiva, uma mulher que enfrenta o desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva, interpretado por Selton Mello, durante a ditadura militar brasileira nos anos 1970.
Sua performance tem conquistado o público e a crítica internacional – e gerado mais curiosidade sobre sua história, trabalho, família e vida pessoal. Baseado no que a galera mais tem buscado sobre a atriz no Google, a CAPRICHO respondeu às principais perguntas para você conhecer esse talento brasileiro ímpar, que é nome forte para nos representar no Oscar neste ano – como sua mãe fez em 1999 .
Quem é Fernanda Torres?
Fernanda Pinheiro Torres é uma atriz e escritora brasileira. Muita gente conheceu seu trabalho na televisão nos seriados “Os Normais”, no papel de Vani, e “Tapas e Beijos”, em que interpretou Fátima, a grande amiga de Sueli (Andréa Beltrão). No cinema, recebeu o prêmio de melhor atriz no Festival de Gramado, por sua atuação em A Marvada Carne (1985), de André Klotzel. Em maio de 1986, venceu a mesma categoria no Festival de Cannes, pelo papel no filme “Eu sei que vou te amar”, de Arnaldo Jabor. Já, c omo escritora, venceu o Prêmio Jabuti com o livro “Fim” em 2018, que, mais tarde, foi adaptado para uma minissérie da Globo.
Quando a Fernanda Torres nasceu?
Fernanda Torres nasceu no Rio de Janeiro, no dia 15 de setembro de 1965. Então, em 2025, ela completará 60 anos de idade. Em entrevista ao Roda Viva , da Cultura, a atriz refletiu sobre a maturidade. “Me tornei uma pessoa mais calma, quando a gente é novo, a gente é muito ansioso. É chato até, tem muito medo de não acontecer. Você é imaturo mesmo. A idade é uma beleza, você fica mais calmo, mais consequente, tem menos certeza das coisas”, disse durante o programa.
Fernanda Torres é filha de quem?
Fernanda Torres é filha de Fernando Torres e Fernanda Montenegro . Os dois atores se casaram em 1953 e ficaram juntos até 2008, quando o pai da artista faleceu. Eles também tiveram um filho: Cláudio Pinheiro Torres, que é diretor, roteirista e produtor de cinema.
Onde Fernanda Torres mora?
Fernanda Torres vive em um amplo apartamento na Zona Sul do Rio de Janeiro. A vista do imóvel é para a Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos cartões-postais da cidade carioca. Em 2022, ela mostrou um cantinho especial da sua casa para o programa “Lar: Vida Interior”, do GNT: o escritório onde ela gosta de escrever.
Por que Fernanda Torres tem o mesmo nome da mãe?
Este é um dos fatos que mais geram curiosidade e até confundem as pessoas. Por que mãe (Fernanda Montenegro) e filha (Fernanda Torres) têm o mesmo nome? Sem contar que o pai também chamava Fernando. Mas, na verdade, Fernanda não é o nome de batismo de Montenegro. Ela foi registrada como Arlette Pinheiro Esteves da Silva, mas adotou Fernanda como nome artístico, inspirada por livros do século 19, como ‘Conde do Montecristo’ e das Fernandas dos romances franceses .
Em entrevista ao jornal Extra, Montenegro comentou sobre a escolha do nome da filha: “Fernando disse que queria ter uma Fernanda verdadeira na família. E Nanda se queixa até hoje do pai, que lacrou o nome falso da mãe para ter uma Fernanda real”.
E aí, já conhecia esses fatos e curiosidades sobre a Fernanda Torres?