P
or essa você não esperava: após dez anos 100% online, CAPRICHO retoma as edições impressas neste mês de dezembro. Na última sexta-feira (13), o veículo de comunicação divulgou a notícia, junto com a capa da edição, protagonizada por Bianca Andrade, conhecida nas redes sociais como a influenciadora e empresária, “Boca Rosa”.
“Em nosso ensaio de capa, Bianca encara uma vibe sofisticada e futurista, explorando sua própria potência como jovem empreendedora que saiu da favela da Maré para conquistar o mundo e que, hoje, inspira muitas outras jovens que podem ser como ela no futuro”, afirma a editora-chefe Andréa Martinelli, em carta da editora disponível na edição.
A partir de agora, a publicação será impressa duas vezes ao ano: em julho e dezembro. “Queremos entregar edições especiais, que sejam mais do que uma revista, mas uma experiência: tanto do ponto de vista de relação com a comunidade que acompanha o veículo há anos, quanto com quem nasceu em uma cultura totalmente online”, aponta Martinelli.
Talvez você, leitor e leitora, não se lembre. Mas lá atrás, em junho de 2015, a revista deixou de ser impressa e passou a ser totalmente online, atendendo a uma demanda de um mundo cada vez mais digital e conectado. E isso não aconteceu apenas com a CAPRICHO , mas com muitos outros veículos de comunicação que precisaram se reinventar.
E talvez você não saiba, parte dois : a CAPRICHO é uma jovem-senhora de 73 anos que passou por quase todas as fases da adolescência de muita gente. É sério, faça o exercício: pergunte para sua avó, tia ou mãe – elas talvez tenham alguma história para te contar sobre a revista ou, ainda, se lembrem com carinho da experiência com o impresso.
Assim, a CAPRICHO, que é um ícone do estilo de vida adolescente no Brasil, influencia milhões de jovens em todo o país com conteúdos relevantes e inspiradores sobre moda, comportamento, estilo e política e sociedade. Em 2023, o veículo foi reformulado, retomou as edições digitais e atualizou o posicionamento editorial da marca, com a ideia de desobediência.
“N ão é mais só sobre o universo jovem, mas sobre o jovem no universo. R eforçamos o lugar que temos como um espaço de segurança, informação de qualidade e entretenimento, mas agora ampliado: somos um guia para você sobreviver a esse período tão intenso (e, ao mesmo tempo, divertido) que é a adolescência”, afirma texto manifesto publicado no site.
Mais de 18 milhões de pessoas acompanham a CAPRICHO nas redes sociais*; no site, o veículo concentra mais de 3 milhões de usuários únicos por mês. Segundo dados do Comscore, é considerado o maior veículo jovem do Brasil e da América Latina.
Desde o retorno das edições digitais, o público faz pedidos recorrentes nas redes sociais. “Quero essa capa impressa na minha mesa!”, escreveu um usuário ao comemorar a capa do mês de novembro, em que a cantora Liniker foi destaque.
Quando Dulce Maria , estrela do grupo mexicano Rebelde foi capa da edição digital, fãs fizeram uma petição online para que a Editora Abril imprimisse a edição. O mesmo aconteceu com a capa do astro coreano Cha Eun Woo: mesmo meses após a capa ser publicada, em julho de 2025, fãs fizeram campanha digital para que a edição saísse do digital e fosse às bancas.
A revista espelhou esse comportamento na campanha de lançamento nas redes sociais. No vídeo abaixo é possível ver alguns comentários dos leitores; em seguida, a tela fica amarela com o escrito “vocês pediram…” e, então, a data de lançamento:
A edição atual, com Bianca Andrade, traz três capas diferentes colecionáveis. No conteúdo, os clássicos testes de personalidade continuam – agora repaginados, com tom lúdico e divertido -, além de atividades interativas, previsões para 2025 de horóscopo, tarot e numerologia.
Matérias especiais sobre uso da camisinha entre a nossa galera, tendências de beleza da Geração Z para 2025; quem são os jovens que estão fazendo moda na periferia, como sentir menos ansiedade no próximo ano; além de matérias sobre meninas na política, futuro das discussões sobre meio-ambiente e uma entrevista exclusiva com Hwang In-Youp, astro de k-dramas que virá ao Brasil ano que vem.
A revista não retomará as assinaturas e estará disponível apenas nas bancas semestralmente, em julho e dezembro.